Liga Capixaba De Formula D Completa 10 Anos!


Em 2015, um grupo de amigos que adoravam se encontrar para se divertir com jogos de tabuleiro conheceu um jogo chamado Formula D. Em pouco tempo esse grupo decidiu transformar suas partidas casuais em algo maior: nasceu assim a Liga Capixaba de Formula D. O que começou como uma brincadeira entre amigos apaixonados por corridas e jogos de estratégia cresceu para se tornar uma das ligas de jogos de tabuleiro mais organizadas do Brasil, reunindo vários jogadores ao longo dessa década e muita emoção.


Agora, em 2025, a Liga comemora dez anos de história, repletos de momentos memoráveis, disputas acirradas e competição. Este artigo relembra essa trajetória e destaca o que faz da Liga Capixaba uma diversão indispensável para um grupo de amigos.

Origens da Liga

Em 2014, durante um evento do RPG na Ilha, fui apresentado ao jogo de tabuleiro Formula D pelo amigo Tiago Honorato. Na época, o jogo ainda não havia sido lançado no Brasil. Jogamos uma corrida com cinco participantes, e a disputa foi completamente insana, terminando com uma vitória apertada de um dos jogadores. No entanto, o que ficou daquela partida foi a minha obsessão pelo jogo. Determinado a conseguir uma cópia, fiquei em busca até que finalmente encontrei uma com Hugo Machado dos Santos.

Naquele período, eu já reunia um grupo de amigos do meu bairro para jogarmos regularmente diversos jogos da minha coleção. Entre eles estavam Renato Dadalto, Marcelo Santos, Israel Oliveira, Tiago Lorão, Alcides Wagner e Douglas Gonçalves. Apresentei Formula D ao grupo, e todos ficaram imediatamente entusiasmados com o jogo.

Paralelamente, um outro amigo, Gustavo Tenório, que havia jogado comigo a partida no RPG na Ilha, conseguiu encontrar na internet algumas pistas da versão original do jogo, chamada Formula Dé. Ele mandou imprimi-las em uma gráfica, doando para nossa coleção os circuitos de Interlagos, Abu Dhabi, Sakhir, Monza e Suzuka. Enquanto isso, eu adquiri uma expansão oficial do jogo, que incluía as pistas de Nova Jersey e Sóchi.

Com um total de sete pistas adicionais, além do tradicional circuito de Mônaco que acompanha o jogo base, surgiu a ideia de organizar um campeonato. Assim nasceu a Liga Capixaba de Formula D!

A Evolução ao Longo dos Anos

Com o tempo, o interesse pelo campeonato cresceu e cada vez mais jogadores quiseram participar. Nas duas primeiras temporadas, começamos com seis pilotos, mas esse número logo aumentou para oito na terceira temporada. Eventualmente, atingimos o número máximo de dez competidores. Atualmente, por questões logísticas, o campeonato voltou a ter seis jogadores, mas, ao longo desses anos, já passaram pela competição cerca de 20 participantes. Entre todos, apenas Tiago Lorão e eu (dono do jogo) competimos desde a primeira temporada até hoje.

Nos primeiros anos, utilizávamos nomes fictícios para as equipes, como Nigiri de Ovo, Fake Blond e Silver Bullets, por que gostamos de zoeira. No entanto, a partir da 4ª temporada, decidimos adotar nomes reais de equipes da Fórmula 1 quando notamos que a competição começava a virar uma tradição entre nós e ficava cada vez mais disputada. Atualmente, as equipes utilizadas são: Aston Martin, McLaren, Williams, RBR, Mercedes e Ferrari.


Até a 7ª temporada, os pilotos competiam em duplas, formando equipes com dois corredores cada. No entanto, a partir da 8ª temporada, o sistema de equipes foi abolido, e cada piloto passou a correr individualmente, representando sua equipe sozinho.

Adicionamos novas pistas ao campeonato também, tanto oficiais quanto circuitos usados na versão anterior do jogo. Hoje temos 22 pistas, mas temos ideia de adicionar mais algumas a coleção.

Recordes e Campeões

Ao longo das nove temporadas disputadas até hoje, quatro pilotos conquistaram o título de campeão individual:

  • Tiago Lorão – campeão em 2016, 2018 e 2022
  • Israel Oliveira – campeão em 2015 e 2017
  • Davi Gonçalves – campeão em 2019 e 2023
  • Junin – campeão em 2021 e 2024

A temporada de 2020 não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.

92 Grandes Prêmios já foram disputados em 22 pistas diferentes, sendo os seguintes:

GP Brasil (Interlagos) 9 corridas (o único circuito usado em todas as temporadas até agora);
GP Mônaco (Monte Carlo), GP Japão (Suzuka), GP Bahrein (Shakir), com 8 corridas;
GP Itália (Monza), 7 corridas;
GP Emirados Árabes (Abu Dhabi), GP Alemanha (Hockenheim), GP Espanha (Valência), 6 corridas;
GP EUA (Nova Jersey), GP Rússia (Sotchi), 5 corridas;
GP Índia (Buddh), GP EUA (Baltimore), GP Canadá (Montreal), GP Bélgica (Spa-Francorchamps), GP Inglaterra (Silverstone), 3 corridas;
GP EUA (Sebring), GP Singapura (Marina Bay), 2 corridas;
GP EUA (Austin, Texas), GP Austrália (Melbourne), GP México (Jérez), GP Hungria (Hungaroring), GP EUA (Miami) 1 corrida.

O maiores vencedores de Grandes Prêmios são:

Davi Gonçalves 23 vitórias;
Tiago Lorão 21 vitórias;
Junin 9 vitórias;
Douglas Gonçalves 8 vitórias;
Waguinho e Andre Cruz 7 vitórias;
Israel Oliveira 5 vitórias;
Marcelo Santos 4 vitórias;
Hugo Machado 3 vitórias;
Lucas Mello 2 vitórias;
Flávio Mendes 2 vitórias;
Rodolpho Soares 1 vitória.

Davi Gonçalves detém o recorde de maior número de vitórias consecutivas em GPs, com quatro triunfos seguidos nos circuitos de Valência, Hockenheim, Nova Jersey e Monza, durante a temporada de 2019, ano em que conquistou seu primeiro título.

Ele também é o piloto com mais vitórias em uma única temporada sem conquistar o campeonato. Esse feito ocorreu em 2022, quando venceu cinco GPs, mas acabou ficando com o vice-campeonato. O título daquele ano foi para Tiago Lorão, que venceu apenas três GPs, mas manteve uma regularidade superior ao longo da temporada.

Tiago Lorão é o piloto com o maior número de vitórias em uma única temporada, com seis conquistas no campeonato de 2018, ano em que sagrou-se bicampeão.

Pontos por Piloto:

1º Tiago Lorão 605 pts
2º Davi Gonçalves 526pts
3º Junin 439pts
4º Andre Cruz 427pts
5º Douglas Gonçalves 382pts
6º Waguinho 369pts
7º Israel Oliveira 243pts
8º Flávio Mendes 182pts
9º Hugo Machado 171pts
10º Rodolpho Soares 138pts
11º Marcelo Santos 111pts
12º Lucas Mello 69pts
13º Ricardo Camargo 37pts
14º Gabriel Sabia-Não 27pts
15º Will 17pts
16º Paulo Mendes 10pts
17º Danilo Tomich
18º Julio César 8pts
19º Renato Dadalto 5pts
20º Mateus 4pts

Regras da Casa

Como não poderia deixar de ser, a Liga desenvolveu regras caseiras ao longo dos anos, aprimorando a dinâmica das corridas para torná-las mais acirradas e, em nossa visão, mais próximas da realidade da Fórmula 1.

Entre as principais adaptações estão:

  • Sistema de pneus expandido, com a adição de dois novos tipos, além dos três já existentes nas regras oficiais.
  • Uso de KERS, permitindo estratégias mais dinâmicas durante as provas.
  • Novas regras para entrada e saída dos boxes, tornando os pit stops mais estratégicos.
  • Modificações no teste de motor, tornando mais punitivo para quem rola o número máximo nas 5ª e 6ª marchas.
  • Regras para toque entre os carros, simplificando os riscos e consequências dos contatos na pista.

Essas e outras mudanças foram sendo implementadas ao longo das temporadas, sempre buscando mais emoção e autenticidade nas disputas.

A Temporada 2025

A temporada 2025, a que completa 10 anos da Liga, terá 12 provas e 7 pilotos. Os Grande Prêmios serão os seguintes nas seguintes datas:

26/01 Melbourne
23/02 Buddh
23/03 Montreal
27/04 Jerez
25/05 Austin, Tx
22/06 Hungria
27/07 Mônaco
17/08 Paul Ricard
31/08 Sotchi
21/09 Singapura
19/10 Suzuka
23/11 Interlagos

Os pilotos e equipes serão os seguintes:
Junin (McLaren), Davi Gonçalves (Ferrari), Tiago Lorão (Aston Martin), Andre Cruz (Mercedes), Hugo Machado (RBR), Rodolpho Soares (Willians), Waguinho (Alpine).

Sigam o perfil da Liga Capixaba de Formula D no Instagram e fiquem por dentro das provas e do campeonato deste ano.

Espero que tenham gostado do artigo, se quiserem fazer comentários e dar ideias sobre artigos podem fazer abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg

Instagramhttps://www.instagram.com/velhinhodorpg

4 pensamentos sobre “Liga Capixaba De Formula D Completa 10 Anos!

Deixe um comentário