A DOFF Está Cada Vez Maior E Melhor!

Estive recentemente em São Paulo participando da 8ª edição da Diversão Offline, ou DOFF, como é carinhosamente chamada pelos seus participantes. O evento foi incrível e deixou de forma inequívoca e evidente o que já sabemos há algum tempo: os jogos de mesa estão em alta! Na verdade a minha passagem por São Paulo neste período foi uma verdadeira maratona, já que além da DOFF visitei lojas de HQs e outros dois eventos que ocorriam na mesma época: a Marvel S.T.A.T.I.O.N. e o Dungeons&Dragons Experience. Ambos também altamente recomendáveis e que os interessados podem visitar ainda.

Foi uma experiência incrível poder aproveitar esses eventos consecutivos, cada um trazendo sua própria atmosfera e atrações. Na Marvel S.T.A.T.I.O.N., os fãs puderam mergulhar no universo dos super-heróis da Marvel, explorando exposições interativas e repletas de memorabilia. Já no Dungeons & Dragons Experience, os amantes do RPG participam de uma exposição interativa na qual devem derrotar o Vingador e salvar os personagens da Carverna do Dragão. Realmente muito legal e nostálgico.

Voltando à DOFF, é difícil descrever tudo o que aconteceu e tudo o que podia ser visto no evento. Havia vários estandes com jogos de tabuleiro e RPGs, desde as principais editoras do país até as menores, além de uma área dedicada a protótipos de jogos que em breve serão lançados. Uma coisa interessante deste ano foi o estande enorme da Copag, com vários jogos sendo exibidos, mostrando que até a maior fabricante de baralhos do Brasil está de olho no mercado de jogos de mesa, que está crescendo por aqui.

A edição da DOFF deste ano ocorreu nos dias 10 e 11/06, no Centro de Eventos Pro Magno, porém, desta vez, no 1º piso, que é maior em espaço e tamanho em comparação ao 2º piso onde foi realizado no ano passado. A intenção era proporcionar aos jogadores e visitantes do evento um local mais amplo, pois ficou evidente no ano anterior que o evento havia crescido e necessitava de um espaço maior para melhor atender a todos, incluindo os expositores. No entanto, mesmo com um espaço bem mais amplo, a impressão que tínhamos era de que o local era menor. E sabem por quê? Porque o número de interessados em participar do evento aumentou consideravelmente. Pessoas de todo o Brasil foram até São Paulo para presenciar de perto o maior evento de jogos de mesa da América Latina, e posso garantir que não saíram decepcionadas.

A edição deste ano teve um bônus muito especial: a presença dos ilustres Kenneth Hite, escritor de vários RPG, entre eles Night’s Black Agents e Vampiro: A Máscara 5ªed, Reiner Knizia, autor de mais de 700 jogos, e do comentarista de jogos Tom Vassel, do canal Dice Tower. Tive a oportunidade de conseguir autógrafo em minhas cópias de livros pelo Hite e manuais de jogos do Knizia. Realmente muito legal.

Uma das coisas mais legais que eu gosto da DOFF é a oportunidade de encontrar leitores do meu blog e reencontrar amigos com quem só conversamos pelas redes sociais durante o ano. Mas este ano teve um significado emocional ainda maior, pois tive a oportunidade de conhecer pessoalmente duas pessoas com quem converso há muito tempo por meio virtual: Rafão Araújo e Hiram Alem. São dois grandes amigos e pessoas incríveis no mundo do RPG, com quem tive o prazer de trocar muitas mensagens e ideias nos últimos anos, mas que agora finalmente nos encontramos no mundo real. Foi realmente emocionante.

A cena de jogos de mesa e RPG no Brasil está em pleno crescimento, e a DOFF é um reflexo desse movimento. A variedade de títulos, a presença de grandes e pequenas editoras, e o entusiasmo dos visitantes demonstram o interesse e a paixão que as pessoas têm por esses jogos. É gratificante ver a indústria nacional se destacando e ganhando reconhecimento. Em relação ao RPG, empresas como a New Order e a Retropunk continuam com os maiores estandes e muita variedade de títulos. A Jambô também se destacou com seu carro-chefe Tormenta e agora com os Arquivos Paranormais do Cellbit. Outras editoras também mostraram muita coisa boa, como a Lampião Game Studios e a Nozes Game Studio, da qual inclusive trouxe bastante material na minha mala. Além disso a Jotun Raivoso e a Editora Caleidoscópio, ambas do ES, estiveram presentes com estandes e fizeram sucesso com seus produtos. No caso da Caleidoscópio ainda teve dois momentos icônicos no evento: quando Kenneth Hite esteve no estande da editora e gostou tanto de As Chaves da Torre que não só levou uma cópia pra si como ainda disse que o livro fez ele querer aprender a falar português(!), e quando a editora venceu o Globin de Ouro de melhor cenário com a mesma As Chaves da Torre. Sensacional! Quem quiser conferir o vídeo da premiação visita meu perfil no Instagram e confere lá.

Como não podia deixar de acontecer trouxe alguns RPGs pra minha coleção. Da New Order, trouxe o meu Night’s Black Agents devidamente autografado pelo Kenneth Hite. Da Retropunk trouxe o Livro do Jogador de City of Mist, um jogo Powered by Apocalypse com uma atmosfera de quadrinhos de super-heróis e filmes noir, enquanto da Jambô trouxe o Blue Rose, o qual estou muito curioso para começar a ler. Por fim peguei minha cópia de iHunt, da Indie Visível, que ficou chic demais. Além disso trouxe também mais material de apoio de As Chaves da Torre da Editora Caleidoscópio.

Não vou mencionar todos os lançamentos de board games aqui, pois vocês podem ler ou assistir em vários canais especializados no assunto. Havia tantos lançamentos que até podemos nos cansar de ver tantas novidades, mas gostaria de chamar a atenção para alguns que vi no evento e acabei trazendo comigo. Dois deles são da Calamity Games: Beaver Creek e Passa Palavras. São jogos muito divertidos, que cativam a atenção de quem joga e fazem com que os espectadores queiram participar. O Passa Palavra, que eu tive oportunidade de jogar com os autores na Ludus Luderia no pré-DOFF, é altamente recomendado para uso por professores de Língua Portuguesa com seus alunos, estimulando o interesse pelas aulas. Além desses jogos a Calamity também lançou oficialmente O Bom do Videogame, jogo do capixaba André Negrão.

Também trouxe dois jogos do Rodrigo Rego: Estranho no Ninho, um jogo de trivia sobre assuntos estranhos e aleatórios, e Savernake Forest, um belo jogo de cartas sobre proteger e ajudar animais em uma floresta com a chegada do inverno. The winter is coming! Se é do Rodrigo Rego você pode ter certeza de ter aquele selo de qualidade conhecido.

Trouxe também dois jogos da Vem Pra Mesa que conheci no ano passado na mesma DOFF, mas que não estavam disponíveis para venda: Airport Rush e Santa Mônica. São jogos muito bonitos, com temas interessantes e diferentes do que geralmente vemos no mercado. No primeiro, os jogadores administram um aeroporto, despachando malas e colocando aviões no ar, enquanto em Santa Mônica, o objetivo é criar uma orla da praia mais atraente em uma cidade no sul da Califórnia.

Trouxe vários outros jogos além desses, alguns deles estão sendo enviados por correio pelas editoras, pois não foi possível trazer tudo de avião. Portanto, nas próximas semanas, continuarei escrevendo sobre alguns desses jogos aqui assim que chegarem.

Em resumo, a DOFF foi um verdadeiro paraíso para os entusiastas de jogos de mesa e RPG. Foi incrível poder explorar os estandes das editoras, conferir os protótipos e conhecer pessoas apaixonadas por esses universos. Se você é fã de jogos de mesa e RPG, não deixe de acompanhar eventos como a DOFF e explorar a diversidade e criatividade presentes nesse universo. Esses eventos proporcionam uma experiência única e enriquecedora, repletos de jogos incríveis, encontros memoráveis e descobertas surpreendentes. Que venham mais edições da DOFF e que o universo dos jogos de mesa continue a nos encantar e unir pessoas em torno de diversão e aventura.

Não esqueçam também que dia 24/06 a Dungeon Capixaba, o maior evento de jogos de mesa do ES, terá mais uma edição, desta vez no Shopping Laranjeiras, e será sua oportunidade de conferir os jogos que eu trouxe da DOFF de perto e poder jogar comigo. Espero todos vocês por lá.

Espero que tenham gostado do artigo, se quiserem fazer comentários e dar ideias sobre artigos podem fazer abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais. Se quiserem ver mais fotos ou vídeos da DOFF visitem meu Instagram.

Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg

Instagramhttps://www.instagram.com/velhinhodorpg

Um pensamento sobre “A DOFF Está Cada Vez Maior E Melhor!

Deixe um comentário