Chamado de Cthulhu é considerado o melhor RPG de mistério e horror do mundo. Criado por Sandy Petersen, que fazia parte da equipe criativa dos jogos de computador Doom e Quake antes de escrever o livro, e publicado pela Chaosium pela primeira vez em 1981, este RPG se encontra atualmente na sua 7ª edição lançada em 2017. Esta edição foi publicada no Brasil pela New Order Editora após uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo que arrecadou 578% além do pedido incial. Em 2001 Chamado de Cthulhu ganhou uma versão para o sistema D20 ficando compatível com a 3ªed do popular RPG Dungeons&Dragons.
Mas do que se trata este RPG? Este artigo, e os próximos que virão, pretendem explicar para o público em geral um pouco sobre Chamado de Cthulhu e seu rico cenário de horror.
Como tudo começou
A ideia por trás de Chamado de Cthulhu começou com um projeto chamado Dark Worlds da editora Chaosium que incialmente não foi para frente, mas que chamou a atenção de Sandy Peterson que se ofereceu para escrever uma história para o RPG RuneQuest da própria editora usando as Dreamlands dos contos de Lovecraft. A Chaosium acabou dando a ele o controle do projeto que se transformou no Chamado de Cthulhu usando regras simplificadas do RuneQuest. O jogo ganhou três prêmios ENnies no seguinte, e o resto é história.
H.P. Lovecraft e sua influência
Chamado de Cthulhu é fortemente inspirado nas histórias de terror do escritor americano Howard Phillips Lovecraft. O próprio título do RPG é o mesmo de um dos contos mais famosos de Lovecraft, escrito em 1926 e publicado pela primeira vez na revista Weird Tales em fevereiro de 1928. Cthulhu é um deus antigo com aparência de um polvo com asas de morcego de tamanho colossal que possui um culto dedicado a trazê-lo de volta ao nosso mundo.
Suas histórias centravam-se em um estilo sombrio de um cosmos governado por criaturas quase divinas e monstruosas. Esse estilo ficou conhecido como “Horror Cósmico” também conhecido como cosmicismo. Neste estilo literário os personagens são levados a loucura por descobrir a verdade do mundo após estarem envolvidos em um grande mistério o qual estão investigando. Entre suas caracterísitcas estão a insignificância da humanidade perante essas criaturas cósmicas e uma revelação devastadora sobre um mistério que intriga os personagens.
Lovecraft viveu e morreu na pobreza em 1937, escrevendo para revistas que publicavam contos fantásticos. Entretanto após sua morte se tornou famoso e um dos escritores mais influentes e conhecidos do século passado no estilo horror e ficção estranha. Vários autores de sucesso contemporâneos citam Lovecraft como fonte de influência, entre eles Stephen King, Neil Gaiman, John Carpenter, Allan Moore, Guilhermo Del Toro, entre outros.
Investigação e Mistérios
As aventuras de Chamado de Cthulhu, que tem como cenário básico a década de 20 do século passado, são baseadas na investigação de mistérios que levarão os personagens a confrontar realidades muito além da imaginação humana, o que poderá deixá-los a beira da loucura. Essas histórias englobam o que chamamos de Mitos do Cthulhu, onde forças cósmicas além da compreensão tem seus planos para entrar em nosso mundo. São criaturas gigantescas e monstruosas, com poderes inimiagináveis, que vivem além do tempo e do espaço e que são conhecidas como “Os Antigos”. Eles teriam vivido na Terra muitos milênios antes dela abrigar a vida humana. Mas além dessas histórias o Chamado de Cthulhu também aborda histórias de horror clássicas envolvendo fantasmas, casas assombradas, vampiros, lobisomens, e todo o tipo de criatura que pertença as histórias clássicas do estilo pulp muito comum no início do século XX.
Como todo RPG um dos jogadores assume o papel de quem irá contrar a história, o qual chamamos de Guardião dos Mistérios. É ele que irá selecionar o mistério que os jogadores irão tentar decifrar, escolher os antagonistas da história e qual monstro os personagens deverão enfrentar. Os outros jogadores assumem o papel de Investigadores, pessoas comuns que se envolvem em um grande místerio o qual tentarão solicioná-lo e acabam descobrindo a verdade sobre essas criaturas cósmicas. Eles são os heróis da história e cabe a eles parar uma ameaça que põe em risco a existência de toda a humanidade.
Loucura e Sanidade
Se é verdade que em todo o RPG o personagem do jogador corre o risco de morrer durante uma aventura em Chamado de Cthulhu tem um problema adicional: ele pode ficar louco.
Além de enfrentar perigos e inimigos mortais que colocam sua vida em risco, em Chamado de Cthulhu a sanidade mental dos personagens é testada a todo momento. Descobrir a verdade sobre o universo, as criaturas que nele habitam, ver os monstros que enfrentam, ler livros antigos que ensimam magia e revelam segredos guardados a séculos, pode fazer com que o Investigador vá perdendo a noção da realidade e comece a apresentar sinais de loucura. Quando o personagem chega a um ponto no qual ele não pode mais ser considerado uma pessoa mentalmente sã, o personagem sai da história e será internado em um sanatório onde tentará contar para médicos e enfermeiros sobre as ameças que ele enfrentou sem conseguir convencer ninguém sobre a verdade.
Os Investigadores também poderão viajar para lugares além do nosso mundo, como a Terra dos Sonhos ou outros planetas. Pode ser até mesmo lugares além do tempo, indo para o passado esquecido da Terra. Além do cenário básico da década de 20 é possivel jogar em qualquer outro período histórico com ajuda de suplementos do jogo. Além disso até a 6ª edição havia instruções para jogar na chamada Era Vitoriana. No livro da 7ª edição é possviel jogar nos dias atuais, o que gera aventuras interessantes como uma longa campanha começando na década de 20 com alguns persoangens e seus descendentes depois nos dias atuais.
Como que joga?
O jogo usa o sistema BRP (Basic Roleplaying) usado em boa parte dos sistemas de jogo da Chaosium com algumas pequenas diferenças, principalmente no fato dos personagens não terem níveis de desenvolvimento. Suas experiências aumentam e melhoram suas habilidades e perícias conforme são bem sucedidos em testes. O jogo usa dados percentuais (D100) para determinar sucesso e falha, então uma habilidade definida como 50 significa que o personagem tem 50% de chance de sucesso.
Sabendo mais
Nos próximos artigos irei dar detalhes sobre as regras, cenários e Mitos do Cthulhu. Até lá você pode acessar a página da New Order clicando AQUI para adquirir o jogo e visitar minha aba sobre Chamado de Cthulhu cliacndo AQUI para baixar material de apoio além do Quick Starter da 7ª edição.












