Os Melhores RPGs De 2022.

Termina o ano e começam a aparecer as famosas listas de “melhores do ano”. Apesar de acreditar que essas listas levam em consideração muito do gosto pessoal de quem as criam, acho também interessante conferir a opinião de gente que trabalha analisando jogos de mesa e ver suas preferências, até para comparar com as nossas.

Vamos então dar uma olhada nos melhores jogos de RPG do ano de 2022 segundo os melhores sites de RPG no mundo. Procurei encontrar semelhanças entre os jogos que estão em uma lista e outra pra chegar aquela que seria “a lista das listas”. Vamos conferir quais foram os jogos então.

COYOTE & CROW

Esse aqui é fácil o melhor RPG do ano, simplesmente porque está em todas as listas que eu tive acesso. Ele foi criado por um grupo de nativos americanos, liderada pelo designer Cherokee Connor Alexander, que imaginaram como seria a América se nunca tivesse sido colonizada pelos europeus, mas alteradas por um misterioso apocalipse.

Nos anos 1400 um grande asteróide atinge a Terra, resultando em um período de “inverno nuclear” que quase aniquila a humanidade. Os humanos sobrevivem, mas, como resultado, a Europa nunca colonizou as Américas. Em vez disso, as civilizações nativas se recuperam e florescem em um futuro próximo.

O asteróide trouxe recursos alienígenas para este planeta, incluindo um simbionte que se aloja no ecossistema e, quando consumido em quantidades suficientemente altas, causa um cruzamento genético entre o consumido e o consumidor, resultando na transferência de comportamentos e habilidades.

O sistema usa dados de 12 lados muito semelhante em alguns aspectos a Vampiro: A Máscara, com foco em resolver encontros de forma criativa sem recorrer imediatamente à violência. Coyote & Crow também dá importância à criação de narrativas significativas e ao desenvolvimento de personagens, inspirando-se na narrativa dos nativos americanos. O livro de regras fornece conselhos aos jogadores não indígenas sobre como retratar personagens e histórias respeitosamente sem desviar para a apropriação cultural.

HUNTER: THE RECKONING

Um novo cenário para os fãs do Mundo das Trevas. Dessa vez os jogadores assumem o papel de caçadores de criaturas sobrenaturais ao invés dos monstros que normalmente eles interpretam.

Eu já tive a oportunidade de fazer uma resenha sobre o jogo, que vocês podem ler clicando AQUI.

Hunter é focado em ação, missões e encontros mortais. Como as aventuras se concentram em caçar ameaças sobrenaturais, há uma tensão e desafio na ação representada de uma maneira interessante por meio de dados de desespero conforme as coisas ficam especialmente terríveis.

Hunter acaba sendo um excelente cenário para atrair jogadores de outros sistemas que não estejam tão familiarizados com o Mundo das Trevas, já que ele está mais perto dos cenários e sistemas de RPG de fantasia medieval, por exemplo, com suas missões e batalhas.

Hunter ainda tem uma curiosidade, ele teve na sua equipe de escritores o brasileiro Daniel Braga. Ator e escritor, Daniel Braga e um dos precursores do LARP (Live Action Role Playing) no Brasil, além de ser um dos organizadores do Rio V5 LARP. Após contatos com Justin Achilli acabou sendo chamado para fazer parte da equipe de Hunter the Reckoning 5E pela Paradox Interactive.

Fiz uma entrevista exclusiva com Daniel Braga quando foi lançado o livro, a qual pode ser lida clicando AQUI.

DRAGONLANCE: SHADOW OF THE DRAGON QUEEN

Um dos cenários mais querido pelos jogadores de D&D, Dragonlance se tornou famoso por sua série de romances de fantasia medieval que foi lido até por quem nunca jogou RPG.

A aventura contida no novo livro cria seu próprio canto da Guerra da Lança e coloca os jogadores em um emocionante caminho de batalhas e descobertas. Além de oferecer detalhes sobre o cenário, os jogadores têm acesso a algumas novas opções de personagens, incluindo a raça Kender, uma subclasse de feiticeiro lunar e antecedentes que permitem que se jogue como um dos ​​cavaleiros ou magos que fazem parte do mundo de Krynn. Mas o maior sucesso é a aventura em si, que envolve uma campanha de RPG de guerra que é divertida e emocionante ao mesmo tempo, sem encobrir os horrores e a brutalidade do conflito em massa.

É uma longa aventura, mas com uma reviravolta interessante,  e esse retorno a Dragonlance é esperado há muito tempo por seus fãs. A versão que chegou é uma atualização adequada para um clássico dos jogos de fantasia medieval.

AUROBOROS: COILS OF THE SERPENT

Mais um cenário de campanha que usa o conjunto de regras da 5ª edição de Dungeons and Dragons onde os jogadores irão explorar o mundo de Lawbrand, que abriga oito cidades, muitos inimigos e o poder dos Auroboros.

Auroboros: Coils of the Serpent é uma campanha 5E ambientada por Chris Metzen, que depois de deixar a Blizzard Entertainment em 2016 fundou a Warchief Gaming e imediatamente começou a adaptar um mundo que vinha criando com amigos desde a década de 1980 em um novo livro de RPG. 

Como um livro de origem compatível com 5E, Worldbook: Lawbrand oferece aos jogadores e mestres todas as ferramentas de que precisam para criar suas próprias aventuras neste mundo épico de fantasia.

A magia antiga flui pelas ruas sujas das movimentadas Cidades Comerciais de Lawbrand. As tensões entre a governante Igreja Sularian e a nova geração de aventureiros ameaçam iniciar uma tempestade de agitação social. Nas selvas além das fronteiras de Lawbrand, raças há muito esquecidas e cultos recém-formados surgem para reivindicar seus próprios territórios – e exercer sua vontade sobre a civilização. E por baixo de tudo, a antiga Serpente do Mundo, Auroboros, desperta para devorar tudo…

O mundo de Lawbrand apresenta mais de 100 páginas de informaçãp, cinco novas raças, quatro subclasses e muitos novos feitiços. Os jogadores que assumirem a marca da serpente poderão exercer um poder inimaginável, o que tem um custo. 

O UM ANEL

A Free League se uniu à Sophisticated Games para lançar o jogo de RPG The One Ring em março de 2022. Esta é uma nova edição de The One Ring publicada em 2012 pelo Cubicle 7 que adapta o intrincado mundo de fantasia de Tolkien para uma nova geração de jogadores de RPG. 

Belos componentes preenchem a caixa, desde dados personalizados até um lindo mapa de algumas áreas que os jogadores irão explorar. Você também recebe alguns personagens pré-gerados para uma aventura de abertura, principalmente focada nos Hobbits e explorando áreas ao redor do Condado. Há um grande foco nessa parte da Terra-média nesta caixa, que oferece muitas sementes para aventuras. Claro, também existem regras simplificadas de maneira excelente para você se divertir, e tudo é apresentado de maneira cuidadosa e simplificada.

Há uma mini-aventura baseada em localização fornecida no final do livro principal, chamada The Star of the Mist. Ele fornece antecedentes, rumores e conhecimento suficientes para ajudar o Loremaster a envolver um grupo de personagens nesta miniaventura. Mapas pictóricos sem escala de algumas áreas são fornecidos junto com encontros com bandidos, zumbis do pântano e, finalmente, um espectro com uma bela história de fundo que assombra uma torre em ruínas.

BLADER RUNNER ROLEPLAYING GAME

A editora sueca Free League promete levar os jogadores às ruas encharcadas de chuva e iluminadas por neon de uma futura Los Angeles para algum trabalho policial investigativo existencial atrás de replicantes.

O Blade Runner RPG usará o Year Zero Engine da Free League , que usa principalmente dados de seis lados, para explorar questões da humanidade em um mundo onde o valor da vida individual nunca foi tão baixo. A tecnocracia e a estratificação de classe do cenário de Blade Runner serão o pano de fundo de uma jogabilidade focada no drama humano e no conflito interpessoal, mas terá que lidar com um mal-estar da cultura pop quando se trata de cyberpunk .

Este jogo já foi analisado neste blog, e você pode ler o arquivo AQUI.

Espero que tenham gostado da pequena lista que apresentei e deixem abaixo suas opiniões sobre RPGs que deveriam estar também na lista.

Me sigam nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg

Instagramhttps://www.instagram.com/velhinhodorpg

Deixe um comentário