O Natal já está chegando e quem disse que ele não é lembrado no Inferno ou no Paraíso? É sim, e essa data também faz parte das intrigas da guerra que envolve os Bandos de Demônios e os Coros Angelicais presentes no RPG In Nomine, um dos RPGs de horror mais famosos dos anos 90 que foi publicado recentemente no Brasil através da Editora Dimensão Nerd. Escrito por Derek Pearcy, e publicado em 1997 pela Steve Jackson Games, In Nomine é baseado no jogo francês In Nomine Satanis/Magna Veritas, que foi projetado por Christophe Réaux (mais conhecido no meio do RPG e Board Games pelo apelido de Croc), e publicado pela empresa francesa Siroz. A versão francesa do jogo dividia o cenário em dois livros: In Nomine Satanis, de capa toda preta, que seria o livro destinado aos jogadores que desejavam jogar com personagens demoníacos, e Magna Veritas, de capa branca, destinados aos jogadores que iriam jogar com personagens angelicais. A versão brasileira é mesma que foi publicada pela Steve Jackson Games nos EUA e trás os dois livros.
Mas sobre o que é o cenário? Ele explora o mito judaico-cristão da disputa eterna entre o Céu e Inferno praticada por Anjos e Demônios. Deus escreveu a Sinfonia, o poder que emana em todo o universo e com o qual ele criou a Terra, os bene-elohim (Anjos) e os homens. Os Anjos nasceram com uma natureza pura e bondosa e sua ressonância é sentida em toda Sinfonia, mas alguns deles começaram a se tornar egoístas, acreditando que a Sinfonia e todo o Universo deveriam servi-los, e não o contrário. Eles provocaram uma dissonância que ecoou por toda criação e fez com que 1/3 dos Anjos se rebelassem contra Deus e seus pares. Acabaram derrotados e expulsos do Paraíso, se tornando os auto-proclamados Demônios que agora trabalham para corromper o homem provocando mais dissonância que tira a harmonia da Sinfonia, enquanto os Anjos procuram acabar com os planos demoníacos, nem tanto porque acreditam no que fazem, mas simplesmente porque não querem perder a batalha contra seus antigos desafetos. Vários Anjos e Demônios retratados ao longo do livro eram da época da grande revolta, e muitos eram amigos, ou amantes, que acabaram ficando de lados opostas da batalha. Esse ressentimento mútuo é mostrado em vários exemplos ao longo do livro.
JINGLE BELL, JINGLE BELL
A aventura natalina se chama “A Very Nybbas Christmas” sendo escrita por Alain H. Dawson e foi feita para 3-6 jogadores. Nybbas, o príncipe demônio da mídia, tem um plano para destruir a santidade do natal, influenciando seus comandados humanos e demônios a iniciar as propagandas de Natal em julho, saturando tanto de comerciais, promoções e propagandas na frente das lojas, que as pessoas irão esquecer o real significado do natal, fazendo com que a Sinfonia perca força nesta época do ano e os demônios se fortaleçam. Que melhor maneira de criar um conflito entre o cristianismo e todas as outras religiões do que fazendo as pessoas acreditarem que o Natal é a única festa religiosa que todos querem comemorar? Encorajar crianças não-cristãs a implorar a seus pais por presentes de Natal? Fazer com que pessoas, independente de sua religião, fiquem correndo nas lojas para comprar presentes para distribuir na noite de Natal, sem se preocuparem com o significado da data em si? Então sente-se e assista a diversão. Isso poderia fazer o Oriente Médio parecer como uma briga no pátio da escola durante o recreio.
Para isso Nybbas irá contar com a ajuda de Jezreel, um balserafin da mídia, que trabalha na empresa de propaganda mais famosa de NY, capaz de vender até geladeira para esquimó e fazer que eles paguem por um despenser extra de gelo, e Rex, um balserafim da mídia conhecido como Demônio do “Legal”, sendo capaz de inlfuenciar os humanos. Ele pode afetar 10 pessoas para cada Ponto de Essência que gasta, fazendo-as acreditar que uma coisa que ele disse ou fez é legal.
Malphas, príncipe demônio das facções, decide participar da brincadeira e envia servidores para ajudar Nybbas com seus planos, ao mesmo tempo que controla servidores na Blumenfield’s, uma loja famosa em NY, a revidar as propagandas das outras lojas controladas por Nybbas, enquanto que secretamente espalha o boato que quem está por trás dessa guerra comercial toda são os anjos, fazendo com que outros demônios queiram atrapalhar os planos de Nybbas. Malphas não tem sua reputação a toa.
OS PERSONAGENS
Os personagens dos jogadores podem ser variados. Tanto podem ser servidos dos Arcanjos, como Soldados de Deus ou Anjos, tentando parar os planos dos prínicipes demônios, ou se preferirem podem ser também demônios que foram enganados por Malphas e estão tentando sabotar os planos de Nybbas, criando uma guerra entre os bandos de demônios.
CADÊ A AVENTURA?
A Very Nybbas Christmas foi originalmente publicado na versão online do Pyramid, mas esta é a primeira vez que que se pode obtê-la em formato PDF grátis! A aventura tem 23 páginas, com duração média de 3-4 sessões, e pode ser baixada GRATUITAMENTE no site do Drivethru RPG clicando AQUI. Pode ser jogada como parte de sua campanha regular ou como uma aventura a parte. Ela inclui também as estatíticas para todos os NPCs na aventura para versão de GURPS, caso narradores e jogadores prefiram jogar neste sistema.
Até o Natal estarei publicando outros artigos sobre jogos e aventuras que podem ser jogados na noite de Natal com a família ou amigos.












