A maior saga de Star Wars de todos os tempos está chegando aos quadrinhos. A Guerra dos Caçadores de Recompensa promete ser a mais grandiosa de todas as histórias da linha de Star Wars nas HQs. Ela simplesmente irá colocar um dos personagens favoritos dos fãs da franquia, Boba Fett, contra os maiores vilões e heróis da galáxia para tentar se apoderar da maior recompensa de todas: o contrabandista Han Solo!
A saga contará os acontecimentos entre o momento que Solo foi congelado na carbonita até chegar ao palácio de Jabba, o Hutt, como mostrado do episódio V – O Império Contra-Ataca, com a história atravesssando várias edições diferentes da franquia até chegar a sua conclusão.
O notório caçador de recompensas Boba Fett finalmente capturou seu alvo: Han Solo (congelado em carbonita para facilitar o transporte). Fett agora pretende levar o contrabandista a Tatooine a fim de receber o prêmio oferecido pelo senhor do crime Jabba, o Hutt. Parece fácil. O que pode dar errado? Existe apenas um obstáculo entre Fett e o pagamento… e é dos grandes! Mas nada deve impedir que o mercenário com armadura mandaloriana complete o serviço. Prepare-se para uma aventura épica, ímpar e de tirar o fôlego!”
Conforme a trama se desenrola a tentativa de Fett entregar Solo para Jabba e receber seu prêmio vira o caos, e a Guerra dos Caçadores de Recompesas explode. Alguns dos mais famosos persoangens do universo expandido de Star Wars aparecem, como 4-LOM, Zuckuss, o assasinno mascarado Boushh, além do dróide IG-88. Todos eles querendo a mesma coisa que Fett, o pagamento milionário em créditos oferecidos por Jabba pela cabeça de Solo. Até mesmo o poderoso Lord Sith, Darth Vader, faz sua aparição na saga.
A saga publicada no Brasil pela Panini começa na revista “A Guerra dos Caçadores de Recompesas”, segue em “A Guerra dos Caçadores de Recompensas – Atrás das Linhas Inimigas”, prossegue em “A Guerra dos Caçadores de Recompensas – Caçadores de Recompensas”, depois “A Guerra dos Caçadores de Recompensas – Darth Vader”, “A Guerra dos Caçadores de Recompensas – Star Wars”, e finaliza em “A Guerra dos Caçadores de Recompensas – Doutora Aphra”.
STARS WARS – FRONTEIRA DO IMPÉRIO RPG
Logicamente uma saga como essa não passa desapercebido para quem gosta, curte e joga RPG. A saga da Guerra dos Caçadores de Recompensas é um prato cheio para planejar aventuras para serem jogadas usando Star Wars – Fronteira do Império RPG justamente porque o livro é baseado na criação de personagens Caçadores de Recompensas, Mercenários e Contrabandistas, entre outros, que são exatamente o que iremos precisar para criar uma aventura, ou até mesmo uma grande campanha, usando a ideia da saga.
O livro Fronteiras do Imperio foi o único lançado em português pela Galápagos do cenário de Star Wars RPG da Fantasy Flight no Brasil. Outros livros dessa linha foram lançados no exterior, que contou também com Age of Rebellion, para criar personagens da Aliança Rebelde, e Force and Destiny, para criar personagens ligados a Força como os Jedi. O sistema adotado para os livros de Star Wars é o Narrative Dice System, que usa dados de lados variados sem numeração, mas com simbolos que determinam o resultado da ação através de comparação.
No momento de se fazer um teste os atributos e habilidades dos personagens adicionam dados ao rolamento, enquanto a dificuldade estabelecida para a ação adicionam dados negativos. É a comparação de resultados positivos e negativos que se determina se a ação obteve sucesso ou falha. Existem também dados que adicionam efeitos colaterais a ação e podem até mesmo determinar um sucesso ou uma falha crítica.
O grupo de personagens pode ser formado por um ou dois Caçadores de Recompensas, além de alguns Mercenários e de um Técnico, um personagem especializado em conhecimento de tecnologia, formando um grupo que tenta sobreviver pela galáxia indo atrás das recompensas e se mantendo longe das confusões do Império e da Aliança Rebelde, ou ser atingido por elas. Se os jogadores desejarem a recompesna pode até mesmo ser Han Solo ou Boba Fett, para aumentar o desafio. Logicamente isso fica por conta da imaginação do narrador.
IDEIAS DE AVENTURAS
O Mandaloriano – Pegando a ideia da série de TV de sucesso da franquia Star Wars, O Mandaloriano (se você ainda não viu, assista!), podemos imaginar uma recompensa por Din Djarin, o mandaloriano mais famoso da galáxia, depois de Boba Fett, por ele estar de posse de Grogu, uma criança da mesma espécie do Mestre Jedi Yoda. A Guilda de Caçadores de Recompensas pode ser a contratante para ir atrás do mandaloriano e portanto vários Caçadores de Recompensas irão responder ao chamado, criando uma verdadeira guerra entre eles para conseguir seu prêmio.
Mesmo sem ter assistido a série o narrador pode pegar a ideia básica da história e criar a sua ou mesmo modificá-la, como por exemplo o grupo de jogadores desistindo de reivindicar o prêmio e ajudar o mandaloriano em sua missão de entregar Grogu a sua espécie, o que os torna agora alvos dos Caçadores de Recompensa. É importante lembrar que a história de O Mandaloriano se passa cinco anos após os eventos de O Retorno de Jedi e a queda do Império Galáctico.
Caçando Jedis – Ainda na premissa das séries de TV da franquia a história aqui pode ocorrer após os acontecimentos do episódio III, quando os Jedis começaram a ser caçados através da galáxia pelo Império, como na série Obi-Wan. Os personagens dos jogadores podem estar atrás de um Jedi específico ou no papel de mercenários incumbidos de proteger um Jedi, que está com a cabeça a prêmio, contra os Caçadores de Recompensa e chegar a um planeta de interesse dele.
Esse tipo de história fica interessante por colocar os jogadores também escapando dos Caçadores de Recompensa, entre os quais pode estar Boba Fett.
Caçando Maul – Outra ideia interessante, utilizando um outro personagem icônico da franquia, é colocar os personagens dos jogadores caçando Darth Maul, o mais famoso Zabrak do universo de Star Wars e um Lorde Sith. Foi no Episódio I – A Ameaça Fantasma, que Darth Maul faz sua única aparição e aparentemente morreu. Entretanto na série animada Guerra dos Clones descobrimos que Darth Maul não havia morrido, graças a sua biologia alienígena. Ele foi encontrado pelo seu irmão, Savage Opress, e levado até sua mãe Talzin, que tem uma fama de ser uma bruxa, e foi curado.
Com isso em mente podemos colocar um grupo de pessoas que tem algum ressentimento contra Darth Maul, por suas missões anteriores a mando do Darth Sidious, querendo sua cabeça e passam a contratar Caçadores de Recompensa para caçá-lo. Pode ser até mesmo porque um grupo de Caçadores de Recompensas ouvir dizer que os Jedis pagariam um prêmio caso o Lorde Sith que matou Qui-Gon Jiin fosse levado a justiça Jedi. Ou talvez a República queira reivindicar o corpo de Darth Maul e queira encontrá-lo a mando de Palpatine que sente que ele ainda está vivo. Com isso Caçadores de Recompensas com fins diferentes para o destino de Darth Maul queiram encontrá-lo e vão acabar se enfrentando.
Use os exemplos de adversário prontos que estão descritos no capítulo XII como rivais das aventuras. Lembre-se de colocar alguma caracterísitca interessante que diferencie um Caçador de Recompensas de outro, que pode ser um traço de sua personalidade, uma roupa exótica, um utensílio, uma arma poderosa e única, ou mesmo pertencer a uma raça diferente das que costumam aparecer.
RECOMPENSAS
Quando for pensar na aventura pense também na recompensa que será oferecido para os Caçadores de Recompensa. Apenas créditos não é uma coisa tão legal de se ficar oferencendo para os jogadores, porque apesar dos personagens serem Caçadores de Recompensa os jogadores sempre querem algo a mais. Quando estiverem criando os persoangens faça com que cada um deles necessite de algo, deseje uma coisa dificil de conseguir e que com os créditos ele poderá obter, ou até mesmo o prêmio em si seja o motivo do desejo deles, que pode ser uma nave nova (Falcon Millenium??), placas de Beskar, o valioso metal do qual as armaduras mandalorianas são feitas, o direito de serem Caçadores de Recompensas oficiais do Império, ou da República, conquistarem um ponto comercial para explorarem e não precisarem mais arriscar suas vidas caçando recompensas pela galáxia, etc.
Com isso em mente vocês já estão prontos para perseguir seu alvo e se lançar por aventuas em uma galáxia muito distante.















