Locke & Key é uma série de HQ escrita por Joe Hill, filho de Stephen King, e desenhada por Gabriel Rodriguez, publicada pela editora IDW Publishing nos Estados Unidos e pela Geektopia, selo da editora Novo Século, no Brasil. Ela também ganhou uma adaptação para TV pelo canal de streaming Netflix. A série é recheada de magia, fantasia, terror e suspense.
A HQ é centrada na família Locke, formada por Nina (mãe), Rendell (pai), Bode (filho caçula), Tyler e Kinsey (Irmãos mais velhos), e sua mansão ancestral, Keyhouse, situada na cidade fictícia de Lovecraft, Massachusetts. A família guarda um segredo sobrenatural sobre chaves que abrem portais ou dão poderes ao seu possuidor e que estão espalhadas escondidas pela mansão. São dezenas delas, cada uma com uma propriedade diferente, como transformar alguém em fantasma, controlar a mente de uma pessoa ou se teleportar para onde quiser. O único que sabe sobre isso é Rendell, ou sabia, porque ao ficar adulto a pessoa se esquece das chaves e de seus poderes, e foi isso que aconteceu com Rendell que sabia sobre as chaves e agora não tem mais lembranças. Quem vai desvendar o mistério nos dias atuais é inicalmente Bode e depois seus outros filhos.
A família vive longe da mansão quando uma tragédia faz com que tenham que se mudar para lá. E ali, na Keyhouse, começam novos problemas pra eles, começando por um demônio que está preso em um poço no quintal da casa e quer a Chave de Qualquer Lugar para escapar da prisão. A história é contada alternando acontecimentos do passado e do momento atual, com traços fortes no desenho e uma dose certa de violência. Os personagens são bem contruídos e dá pra entender suas motivações sem se perder em várias páginas explicativas. Mesmo os personagens que não tem destaques nas primeiras edições, como Nina, a matricarca da família, vai sendo delineada nas edições seguintes. Joe Hill parece ter nascido com o dom do pai de contar uma boa história e nos envolve com a narrativa da Keyhouse e da família Locke.
No Brasil já foram lançados 6 encadernados, totalizando 990 páginas de quadrinhos de altíssima qualidade e todos podem ser encontrados na Amazon, algumas dessas edições com capa dura e preço promocional. Nos EUA foram lançados alguns especiais, que espero que sejam lançados também no Brasil, como no qual é feito um crossover com o universo de Sandman e aparece a Chave do Inferno, citada no arco “Estações das Brumas” da HQ do Senhor do Sonhar, que em breve também irá ter sua série na Netflix, e que passa a ser motivo de disputa como as demais chaves da casa por várias entidades poderosas.
Logicamente ao se fazer adaptação para a TV foram feitas mudanças no roteiro, mas nada muito escabroso. Vamos perceber a Kinsey menos depressiva e com interesse na carreira de cinema, um Tyler um pouco menos taciturno, e um Bode mais chato que na HQ, mas no geral vamos encontrar tudo lá. A série está na sua segunda temporada atingindo um bom público.
ADAPTANDO PARA O RPG
No RPG podemos imaginar Locke & Key adaptado para o RPG Este Corpo Mortal com muita facilidade se for manter a ideia original da história. Criar os membros da família Locke e o demônio Dodge, que assombra a família durante a história, é bem fácil, mas podemos imaginar o uso das chaves em outros cenários como:
Kult: Divindade Perdida: As chaves podem ser fonte de disputa entre Arcontes, Anjos da Morte e seus servos. Talvez a Chave de Qualquer Lugar seja uma chave que leve qualquer pessoa para Metropolis ou abram portais para outros Deuses vir para nossa dimensão. A Keyhouse seria um local considerado assombrado que leva para lugares diferentes de Metropolis e abrir suas portas com as chaves da mansão pode revelar segredos que não deveriam ser conhecidos por ninguém. Os personagens dos jogadores pertencem a mesma família, com um histórico de tragédia em comum, que tem que se mudar para a mansão após seu acontecimento e ainda estão traumatizados. Aos poucos eles descobrem sobre as chaves e suas propriedades mágicas. As chaves podem estar associadas aos princípios de cada um dos Arcontes ou dos Anjos da Morte. A chave da vitória, de Netzach, poderia dar a vitória para alguém em qualquer situação, ou a chave da avereza, de Yesod, daria riquezas. A Chave do Poder, de Thaumiel, faria a pessoa ser vista como líder, poderosa, inquestionável, e a Chave de Conflito, de Hareb-Serap, faria com que pessoas brigassem. Dessa maneira os poderes das chaves nessa versão podem ser mais sinistras e assutadoras. Mas cada uma delas quando usada desperta o conhecimento de um Arconte ou de um Anjo da Morte, que manda um dos seus servos para recuperar a chave para ele.

Mago: O Despertar: Um mago de Boston, do Mysterium, morreu e deixou um diário com várias anotações sobre chaves escondidas em uma mansão que teriam poderes mágicos imbuídos nelas para os personagens dos jogadores. Essas chaves teriam o poder, dependendo da combinação de algumas delas, de abrir as portas para o Despertar de toda a humanindade, e abrir novamente um caminho até os Reinos Supernos, ou então fechá-los para sempre. Ir até a mansão e descobrir onde estão as chaves e seus poderes, aprendendo a usá-los de forma correta, passa a ser a obsessão da Cabala. Entretanto um mago Interditor, que sabe sobre as chaves e tem pesadelos sobre elas, tentará impedir que qualquer um possua as chaves e por isso mantêm a mansão sobre vigilância, enquanto a mansão em si é um Genius Territorialis que tem ciúmes de suas chaves e fará de tudo para quem ninguém as possua.
Tales From The Loop: Na cidade onde a molecada mora existe uma casa considerada mal-assombrada há decadas. Ela está abandonada e ninguém tem coragem de entrar nela, já que existem histórias de crianças que desapareceram lá dentro e sobre vultos de fantasmas que são vistos a noite. Alguém do grupo pode ser desafiado a entrar lá porque perdeu uma aposta, ou para provar que não é um covarde, e uma vez lá dentro encontrará uma mulher dizendo estar presa na casa e somente com o uso de uma chave que está escondida na mansão ela poderá ser libertada. Ele deverá convencer o grupo a entrar na mansão e começar a procura pela chave, mas encontram várias outras que levam cada uma delas a uma confusão e uma aventura inteira para desfazer suas ações. As chaves foram criadas no Loop e como tudo mais na cidade foram abandonadas tempos depois. A mulher presa na casa está em uma dimensão diferente da nossa há mais de 40 anos e não consegue sair dali. Tão pouco consegue se comunicar com alguém, somente um integrante da molecada consegue ver e ouví-la. Ele deverá ter um diferencial em relação aos demais para explicar isso. Uma vez a mulher esteja livre ela irá usar as chaves para destruir o Loop, como uma vingança por ter ficado tanto tempo presa, mas a cidade será destruída junto e a molecada deverá então impedir.
Se vocês lembrarem de mais algum RPG que achem interessante para este tipo de história comentem abaixo. Até a próxima.














