Skybourne, De Frank Cho – Resenha.

Recentemente estive em São Paulo para participar do Diversão Offline, e como de costume nessas viagens, sempre aproveito para visitar alguns sebos à procura de revistas raras ou difíceis de encontrar. Foi em uma dessas visitas que me deparei com Skybourne, de Frank Cho, publicado originalmente pela Boom! Studios nos Estados Unidos, em cinco edições, entre 2016 e 2018, e no Brasil pela Mythos Editora em 2019, em uma única edição encadernada com capa dura.

Skybourne é uma HQ de ação e fantasia que mistura elementos de mitologia e aventura moderna, e como fã do trabalho de Cho, foi uma surpresa agradável encontrar essa obra por aqui.

Cho é conhecido por publicações como Liberty Meadows, vencedora de vários prêmios e que teve versão encadernada lançada no Brasil pela HQM Editora, que narra histórias cheia de sátira e piadas politicamente incorretas que acontecem em um santuário de animais supervisionado pela linda vetenirária Brandy Carter. Além disso publicou também Savage Wolverine e Jungle Girl, sendo conhecido no meio dos quadrinhos por desenhar mulheres de maneira voluptosas e em posições sensuais. Ele já desenhou para Marvel, DC, Image e várias outras empresas do ramo e Skybourne é um projeto todo seu, ficando responsável pela história e ilustração.

Em Skybourne conhecemos a história de Thomas, Grace e Abraham Skybourne, filhos de Lázaro, aquele que voltou dos mortos, que devido a origem genética possuem força sobre-humana, pele impenetrável e imortalidade. Eles fundaram uma organização chamada Cume da Montanha que tem como objetivo proteger a humanidade de entidades místicas e sobrenaturais. Essa organização conta com a colaboração do Vaticano e outras organizações nacionais e privadas.


A ameaça que eles enfrentam na história é o Mago Merlin, o mesmo das lendas arthurianas, que deseja trazer o apocalipse para o mundo abrindo o Portal de Pandora. É isso mesmo que você leu, Portal, e não Caixa de Pandora. Na história é dito que seu nome foi traduzido de maneira errada, dando a entender se tratar de uma caixa quando na verdade é um enorme portal, que está localizado na base de uma montanha na Suiça que é a sede da organização Cume da Montanha. Este portal se aberto permitiria a entrada em nosso mundo de criaturas capazes de destruir toda a humanidade. Merlin passou a desejar o fim da humanidade após sua batalha contra Morgana Le Fay que levou a destruição da Antiga Floresta Sagrada. A loucura tomou conta de Merlin e ele passou a desejar erradicar o homem do planeta e deixar a natureza tomar conta de tudo. Mas para abrir o Portal de Pandora ele precisa de uma das espadas chaves místicas que tem esse poder, e por isso ele vai atrás da Excalibur.


Os desenhos da história são fantásticos, e a trama pode dar algumas ideias para aventuras de RPG, principalmente de fantasia urbana, mas a trama como um todo é tão profunda quanto um pires. Os personagens são mal desenvolvidos, e ficamos sabendo pouco sobre suas motivações ou características. Merlin aparece e é derrotado sem que nem possamos odiá-lo. Da Grace só sabemos que luta bem e é lindísssima. Assim como ficamos até o final sem saber o que aconteceu com Abraham e onde ele estava durante toda a crise. Apesar de tudo a história diverte além de ter um final no mínimo curioso.

Não sei se a história terá continuação, mas Cho poderia produzir para fechar algumas pontas que ficaram soltas e desenvovler melhor os personagens, que são no mínimo interessantes.

E NO RPG?

Fiquei imaginando se daria para criar histórias de Skybourne em algum RPG e me veio logo em mente Savage Worlds com o Compêndio de Superpoderes, afinal a história é cheia de ação e elementos de superpoderes, além de usar também o Compendio de Horror, já que as ameaçãs são sobrenaturais. Deixo abaixo apenas um exemplo de possíveis fichas de personagens.

Thomas Skybourne (Guerreiro de Arma Grande)

Atributos: For d10 Agi d6 Ast d4 Esp d6 Vig d6

Carisma: -; Aparar: 7 Movimento: 6 Resitência: 6

Perícias: Intimidar d6, Lutar d10, Dirigir d6, Conhecimento (Ocultismo) d6,

Vantagens: Musculoso, Varredura, Superpoder

Complicações: Desejo de Morrer (Menor)

Superpoderes: Resistência (+10), Robusto (+3), Super Força (+4)

Grace Skybourne (Artista Marcial)

Atributos: For d8 Agi d8 Ast d6 Esp d6 Vig d6

Perícias: Intimidar d6, Lutar d10, Dirigir d8, Conhecimento (Ocultismo) d6, Carisma: -; Aparar: 7 Movimento: 6 Resitência: 5

Complicações: Sanguinário (Maior)

Vantagens: Artista Marcial, Superpoder

Superpoderes: Resistência (+10), Robusto (+3), Super Força (+4)

Merlin pode ser construído usando o Arquétipo de Mago presente no livro básico página 11, com os seguintes poderes sugeridos:

  • Amigos das Feras (página 146);
  • Armadura (página 147);
  • Barreira (página 148);
  • Devastação (página 152);
  • Explosão (página 154);
  • Golpear (página 155);
  • Raio (página 158);

Os Dragões que os acompanham na aventura podem ser reproduzidos usando as estatíticas presentes no livro básico página 184 ou, se quiser tornar a aventura mais interessante com mais elementos sobrenaturais, usando as estatíticas do Dragão Infernal que pode ser encontrada no Compêndio de Horror, página 68.


Além disso pensei também nas seguintes possibilidades:

  • Hunter: The Reckoning 5ªed – Os Skyboune fazem parte de um grupo de Caçadores chamados Cume da Montanha, que tem como credos Martial e Faithful, e eles ficam sabendo que Merlin pretende abrir o Portal de Pandora e precisam acabar com a ameaça. Mas para abrir este portal será necessário encontrar a Excalibur, a mística espada do Rei Arthur, que está de posse de um colecionador de armas antigas chamado Ahmed, em Instambul, Turquia. Ahmed não sabe que a espada é a famosa Excalibur e pretende negociar com o Cume da Montanha sua venda, até que Merlin aparece e rouba a espada. Começa então uma corrida contra o tempo para impedir que Merlin chegue até o Portal de Pandora primeiro e consiga abri-lo.

  • Mago: O Despertar – Os Skyboune são Magos poderosos que formaram uma Cabala composta pelos Legados Mysterium e Seta Adamantina, interessados em desvendar mistérios, coletar intens mágicos e proteger a humanidade do sobrenatural. A organização Cume da Montanha é usada apenas como uma fachada. Eles teriam descoberto o desejo de Merlin, um mago Scelesti, de abrir o Portal de Pandora que liga o Abismo com nosso mundo e terão que detê-lo, impedindo que consiga a Excalibur primeiro. A Excalibur é uma espada chave capaz de abrir o Portal de Pandora que está atualmente em Instambul, Turquia, de posse de um mago dos Profetas do Trono Superno, Ahmed, e precisam primeiro tirar a espada dele para depois deter Merlin.

E aí, acham que rola uma campanha/aventura one-shot? Eu acho que dá pra se divertir sem ser nada muito profundo. Espero que tenham gostado do artigo. Se quiserem comentar ou sugerir ideias para futuros textos, fiquem à vontade para escrever abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg

Instagramhttps://www.instagram.com/velhinhodorpg

Deixe um comentário