
Quem joga qualquer uma das edições de Vampiro: A Máscara já deve ter ouvido falar do programa L.A. by Night que é transmitido ao vivo semanalmente as sextas feiras no canal do Twitch do site Geek & Sundry, onde um grupo RPG se reúne para jogar uma crônica de Vampiro: A Máscara 5ª edição. Esta história original é desenvolvida por Jason Carl (gerente de marketing da marca do World of Darkness na White Wolf Entertainment e na Paradox Interactive), que é o narrador da crônica, e conta com Erika Ishii, B. Dave Walters, Alexander Ward e Cynthia Marie como os jogadores que interpretam os personagens desse sucesso na internet. O programa tem vários fãs que acompanham a série como acontece com aquelas que são exibidas nos canais de streaming, além de debaterem após os episódios em fóruns na internet dedicados ao show. Vamos saber mais sobre a crônica, sua trama, seus personagens e ver um resumo do que aconteceu até agora.

CONHECENDO O CENÁRIO DA CRÔNICA
A crônica é ambientada na cidade de Los Angeles, que por décadas tem sido o coração dos autoproclamados “Estados Livres”, um território administrado pelo Movimento Anarquista, que domina a costa oeste dos EUA da fronteira do México a São Francisco, e se estende até o interior de San Diego. A cidade era um modelo de liberdade e igualdade para os Membros em todo o mundo, mas onde a constante mudança de líderes locais, chamados de Barões, transformou os Estados Livres em pequenos territórios onde a propaganda de “liberdade e igualdade” pode variar bastante.
Apesar de várias tentativas frustradas de instalar um príncipe na cidade a Camarilla nunca desistiu de recuperar Los Angeles. Recentemente a seita decidiu deixar São Francisco para seus inimigos anarquistas e se mudou para Los Angeles, encabeçada por Vannevar Thomas, do Clã Ventrue, que se declarou seu novo príncipe. Enquanto isso Tara Kearney, a Barão de San Diego desde a Revolta Anarca de 1944, virou traidora da causa anarquista e uniu-se a Thomas. Ela ficou desiludida com a causa e sentiu que os Estados Livres não haviam cumprido os ideais da revolta. Tara se convenceu de que a Camarilla estava certa e passou a acreditar que as regras da seita eram a única maneira dos Membros sobreviverem contra a Segunda Inquisição.

A crônica é em parte atualização do suplemento Los Angeles by Night, suplemento lançado em 1994, e mostra a tentativa da Camarilla de se estabelecer na cidade, como mostrado no jogo eletrônico Vampire: The Masquerade Bloodlines, que pode ser adquirido no Steam.
O CÍRCULO DOS JOGADORES
É neste contexto que um círculo de vampiros com vários graus de experiência (e idade) no mundo das trevas sobrevive na cidade. Ele é composto por:
Victor Temple (B. Dave Walters), um vampiro do clã Ventrue que é a voz da razão e da experiência do grupo. Ele já existe há tempo suficiente para ter visto as antigas guerras das seitas contra o Sabá para entender como lidar com a causa anarquista. Ele dirige o The Temple of Boom, uma gravadora de hip-hop, e o Club Maharani, uma boate na área do Vale, em Los Angeles. Além de ser a sede dos negócios de Victor, o Club Maharani serve de refúgio para o círculo. Victor é atualmente Barão do Vale.
Nelli G (Cynthia Marie), do clã Toreador. Talvez a mais desumana do círculo e a mais icônica. Ela uma vez teve tudo – aparência, influência e uma carreira promissora – até que desapareceu em circunstâncias misteriosas em San Francisco. O mundo da moda presumiu sua morte e lamentou sua perda. Hoje Nelli é uma jogadora do jogo político oculto dos barões anarquistas que disputam território e poder em Los Angeles.
Jasper (Alex Ward) do clã Nosferatu. Sendo o mais informado do grupo, Jasper é o personagem que traz mais conhecimento sobrenatural para o grupo. Ele se recusa a oferecer muitos detalhes sobre sua vida antes do Abraço, dizendo apenas que ele veio do “leste” alguns anos atrás. Mestre em furtividade e emboscada ele ganha seu lugar na cidade ajudando seu círculo a proteger seu território – e fornecendo informações a qualquer vampiro que pague seu preço.
Annabelle (Erika Ishii) é a caçula do grupo, uma vampira recém-transformada do clã Brujah. Annabelle não sabe nada da sociedade vampírica, da política ou do que está acontecendo ao seu redor, mas compensa isso com sua conexão com a sociedade humana e sua bússola moral. Há apenas alguns meses Annabelle era uma jovem feliz e normal, formada em Ciência Política no Griffith College, em Los Angeles. Ela atuou em várias organizações estudantis e grupos políticos, lutando pelos direitos dos cidadãos contra o governo e a corrupção corporativa. Agora ela está mergulhada repentinamente em uma terrível nova existência com monstros que ela não conhece e não pode confiar.
O círculo trabalha para o Barão Anarca Isaac Abrams. Ele é o Barão de Hollywood e junto com Nines Rodriguez e Jeremy MacNeil fizeram parte da Revolta Anarca que expulsou a Camarilla de Los Angeles em 1944. Ele é dono de várias empresas de entretenimento que ajudam a preservar A Máscara produzindo filmes de vampiros para que os mortais não levem a sério histórias sobre vampiros reais.
Embora a facção anarquista não ligue para as regras eles ainda reconhecem que precisam permanecer ocultos. Preso em um vale entre facções de vampiros rivais da Camarilla e dos Anarquistas, o círculo lida com as politicas da sociedade dos membros para poder sobreviver.
OS EPISÓDIOS
O programa já está em sua 4ª temporada, que começou dia 31 de janeiro, tendo no total até hoje 48 episódios que podem ser assistidos na íntegra no site da Geek & Sundry, no Twitch e no YouTube.
Caso deseje ler um resumo dos episódios, até para ter inspiração para sua própria crônica, clique AQUI e veja uma lista com links para todos eles.
PORQUE ASSISTIR
Quem deseja criar uma crônica de Vampiro: A Máscara cativante, entendendo como gerenciar as regras, os personagens, o cenário, criar o clima ideal para as aventuras e entender as tramas políticas que envolvem os Membros na sociedade vampírica, L.A. by Night é indicado para servir como um grande tutorial. Muitas vezes Jason Carl faz uma narrativa bem didática dos testes e situações de regras para que os narradores possam aprender quais habilidades e atributos usar nas mais variadas situações de jogo.
Além do mais a narrativa e a interpretação dos jogadores são ótimas para que se entenda como se desenvolve uma sessão de Vampiro, podendo até mesmo ser aproveitada por narradores de outros sistemas que querem levar suas histórias também para a internet, servindo de modelo de narração.









Muito bacana!