Motherland: As Bruxas Em Guerra.

Motherland: Fort Salem (TV Series 2020-2022) - Logos — The Movie Database  (TMDB)

VANCOUVER FILM. NET: "Motherland: Fort Salem" on FreeformMotherland: Fort Salem é uma série de TV americana criada por Eliot Laurence que estreou no Freeform, um canal a cabo que pertence a Disney, em 18 de março de 2020. A série conta a história de três jovens bruxas que estão em treinamento básico de magia em combate servindo ao exército dos EUA para combaterem as Spree, bruxas terroristas que são contra o acordo de paz selado entre o governo americano e as bruxas há mais de 300 anos atrás. Taylor Hickson (Deadpool)Amalia Holm (The Eternal Road)Kelcey Mawema (O Exorcista)Jessica Sutton (A Barraca do Beijo) Demetria McKinney fazem parte do elenco principal.

A série mostra um mundo dominado pelas mulheres após os EUA encerraram a perseguição as bruxas. São as mulheres que possuem os postos de poder, sejam políticos ou militares, e são elas que precisam lidar com as ameaças terroristas que atingem o mundo, usando poder sobrenatural contra poder sobrenatural. As jovens bruxas quando atingem a idade de 18 anos podem se alistar no exército e vão para treinamento em Fort Salem, em Boston, local onde antes as bruxas eram julgadas e mortas. Agora o local se tornou uma instalação do exército que serve para as bruxas aprenderem a usar seus poderes à serviço da pátria.

Motherland Fort Salem' Season 2 Premiere — New Episodes Return Summer –  TVLine

As bruxas são dividas em “unidades” que são compostas por três bruxas (número ímpar, como diz as lendas) e também pelos seus poderes. Algumas tem poder de cura, chamadas médicas, outras de ataque, chamadas detonadoras, outras de clarividência, chamadas de videntes, e outras que dominam a morte, chamadas necros.

Para executarem sua magia as bruxas precisam vocalizar o encantamento, como se estivessem cantando. Quando juntas o feitiço fica mais forte. Elas são capazes dessa forma de usarem o som para criarem ataques com vento, escudos de proteção e induzir as pessoas de fazerem coisas contra suas vontades. Se a bruxa não puder falar ela não é capaz de fazer um feitiço. Elas aprendem também a lutar, usando cordas e um peso na ponta, que deve ser direcionado na garganta de outra bruxa, para evitar que ela use a voz. As Spree usam de táticas terroristas para mandar suas mensagens de insatisfação com o acordo feito entre as bruxas e o governo, usando balões que substituem as bombas terroristas de nosso mundo. Dentro dos balões de festa, parecidos com que o palhaço Pennywise usava no filme “It – A Coisa”, são colocados feitiços e que quando explodem liberam o efeito desejado pelas bruxas terroristas.

Assistam um trailer de Motherland:

A série tem previsão de 10 episódios para este primeiro ano, mas devido a pandemia da Covid-19 pode ser reduzido para 7, sendo que até agora foram mostrados apenas 4 episódios.
EDITADO: A série passou a ser transmitida pelo canal de streaming Star+, mostrando suas duas primeiras temporadas.

NO RPG

Um cenário rico como esse é um prato cheio para uma adaptação para o RPG. Não me surpreenderia se fosse feito um cenário oficial da série por alguma empresa em breve. Enquanto isso podemos usar vários RPGs publicados aqui no Brasil para simular o cenário.

Motherland: Fort Salem (TV Series 2020– ) - IMDbO primeiro que me vem a cabeça é Este Corpo Mortal (pra quem quiser saber mais sobre ele clique AQUI), um sistema que dá pra adaptar de maneira rápida e fácil a série. Na hora de criar a ficha-tema, e o limite de credibilidade, não esqueça de colocar que as bruxas são conhecidas pelo público e magia é algo normal, sendo as bruxas tanto amadas pelo serviço que prestam ao país servindo ao exército, quanto temidas pelo poder que possuem. O Tema deveria refletir essa ambiguidade, sendo sombrio e misterioso como algumas das opções, já que as bruxas estão indo para combate descobrindo como usar seus poderes ao mesmo tempo que enfrentam um inimigo terrível que não faz prisioneiro. O Sobrenatural poderia incluir apenas as Spree, mas podem ser inseridas outras criaturas como golens ou espíritos, mas não povoe demais. O Nível de Magia poderia ser média ou alta, enquanto as personagens seriam Novatas, já que serão jovens bruxas chegando agora a fase adulta aprendendo a usarem seus poderes.

Outro RPG seria Mago: O Despertar com pequenas alterações. Os Despertos seriam as bruxas, lembrando de fazer apenas personagens femininas, sendo dividas por Sendas nos postos ocupados no exército: Necros seriam as Moroi, Detonadoras as Obrimoi, Médicas as Thyrsi e as Videntes as Acanthi, enquanto as Mastigoi as Spree. Cada bruxa quando chega aos 18 anos desperta para a magia e é automaticamente convocada para servir ao exército, onde aprende a desenvolver seus poderes e usá-los para o bem do país. Pra fazerem suas magias as bruxas precisam usar a voz, então gestos com as mãos não são necessários, e se não puder falar a bruxa não consegue fazer magia. Não utilize as Ordens Mágicas do cenário, mas pegue alguns Legados, como os Lich-Tremere e os Scelestis, como líderes que comandam as Spree, que podem ser construídas como Dementes. Não usem as criaturas sobrenaturais do cenário, nem use a guerra entre Oráculos e Exarcas. A guerra é entre as Spree e as outras bruxas, que juntas representam o Consilium do país. As magias podem ser feitas em trio, onde cada bruxa dá um bônus de +1 dado para o rolamento da bruxa que lidera o ritual caso passem em um teste de Inteligência + Ocultismo e depois de Raciocínio + Expressão, mesmo que não conheçam o feitiço. Elas estariam cantando ao lado da bruxa líder. Toda bruxa deverá ter pelo menos um ponto em Expressão e a especialização Canto. Utilize o nível de Domínio do Arcanos para determinar os postos de comando no Exercito, onde Arquimagos ocupam os postos mais altos de comando, enquanto as personagens começam como soldadas rasas. O foco das aventuras poderia ser além dos ataques terroristas das Spree a busca delas por mais bruxas despertas para entrar em suas fileiras, não atendendo ao chamado do exército. Proteger jovens bruxas que estão para completar 18 anos pode ser a missão de algumas soldadas, já que as Spree matam as bruxas que recusam o seu chamado. As Spree podem estar também tramando planos mais ambiciosos, como matar a presidenta e colocar uma delas no lugar e acabar de vez com o tratado de paz, dando oportunidade das Spree tomarem o poder no país.

Motherland: Fort Salem Episode 1: Pilot-Review And Recap ...Savage Worlds com o suplemento Compêndio de Horror também é uma boa opção, e fácil de adaptar. Aqui os combates seriam o foco das aventuras e missões em redutos das Spree seriam sua maioria. Apesar do arquétipo Mago ser o mais óbvio para criação de personagens pode ser feita uma campanha usando outros arquétipos como Atirador, Líder, Piloto, Motorista, Cientista e Guerreiro de Arma Grande dando liberdade para pegar as Perícias Conhecimento Arcano e Conjuração, além das Vantagens Exorcista e Necromante presentes no Compêndio de Horror. As Spree podem ser criadas usando os adversários Bruxa/Feiticeiro encontradas na página 49 do mesmo Compêndio.

Motherland: Fort Salem" é renovada para 3ª e última temporada

Até mesmo In Nomine pode ser utilizado para esta adaptação. Caso não tenha o Corporeal Player’s Guide de In Nomine (já resenhado neste blog AQUI) para criar personagens que usam magia utilize os personagens Soldados de Deus para representar as bruxas que se alistam no exército e Soldados do Inferno para representar as Spree. Permita que comecem com 7 pontos em Energias e deixe usarem as Canções que quiserem. As Spree servem a demônios que não podem se manifestar na Terra e se comunicam com elas em sonhos, transe ou através de superfícies reflexivas, como lâminas d’água ou espelho. Fiquem a vontade de escolher qual demônio as Spree servem, mas em um cenário dominado pelas mulheres Lilith seria interessante.

Deixe um comentário