O Que Jogar Nesta Sexta-Feira 13.

Resultado de imagem para sexta feira 13 logo

Me lembrei agora pela manhã (na verdade um amigo me lembrou) que hoje é sexta-feira 13, dia do Jason, personagem da série de filmes Sexta-Feira 13. Por isso rapidinho, sem fazer muita pesquisa, vou dar algumas dicas do que seu grupo pode jogar hoje pra ficar no clima desta data.

Last Friday

A primeira coisa que veio a minha cabeça é o board game Last Friday, da editora Sherlock S.A., que tem uma pegada bem no tema da data.

No passado, o acampamento apache foi cena de misteriosos eventos. De acordo com a lenda, anos atrás um homem suspeito de múltiplos assassinatos se afogou no lago enquanto fugia da polícia, mas seu corpo nunca foi encontrado. Os habitantes locais estão convencidos de que uma presença mortífera e assassina assombra o acampamento. Last Friday é um jogo para 2 a 6 jogadores, com duração de 30 a 45 minutos por capítulo. Um dos jogadores controla o maníaco assassino caçando no acampamento, enquanto os outros jogadores vão controlar os campistas, garotos e garotas assustados que são presas fáceis para o maníaco; mais tarde se transformam em destemidos caçadores do assassino que os ameaçou e matou seus amigos. O maníaco anda entre as sombras e deve eliminar todos os campistas para ter certeza que ninguém vai reabrir o acampamento. Os campistas devem investigar o acampamento para aprender mais sobre os mistérios do acampamento apache, tentando sobreviver aos ataques assassinos do maníaco e, no fim, derrotá, lo.

Resultado de imagem para last friday board game

The Last Friday é um jogo de movimento escondido, caça e dedução, inspirado no gênero “slasher” de filme de terror. No papel de jovens campistas, os jogadores são desafiados a sobreviver a um longo fim de semana de terror – enquanto um deles assume o papel do psicopata eterno escondido nas sombras da floresta. Em geral, o objetivo do assassino é permanecer escondido e matar cada um dos campistas, enquanto os campistas estão tentando lutar e matar o assassino antes que todos estejam mortos.

O jogo é jogado ao longo de quatro capítulos – Chegada ao Acampamento, A Caçada, O Massacre, e o capítulo final – e cada capítulo se desenrola de forma diferente enquanto o caçador se torna a presa, depois volta dos mortos à procura de vingança. Recomendadíssimo para jogar hoje.

Witchcraft

Outra opção, já dentro do RPG, é jogar Witchcraft com os jogadores sendo qualquer tipo de Gifteds perseguindo um Relentless Dead que está apavorando uma pequena cidade com seus assassinatos. Talvez o maníaco seja um antigo criminoso local que foi morto pela população, que decidiu fazer justiça com as próprias mãos, e agora ele retorna do mundo dos mortos para se vingar dos seus carrascos. Os jogadores podem ser de qualquer Ordem Mística, mas se forem da Twilight Order e da Casa de Thanatos, com um dos jogadores sendo um Paladino Death Dealer, funciona bem melhor. Uma união dessas duas Ordens para deter um morto-vivo não é tão incomum quanto pode parecer. Os poderes do Relentless Dead são ótimos, com um no qual ele sempre aparece na frente do seu alvo, não importa o quanto este esteja correndo para escapar do maníaco. Ah, só avisando, matar um Relentless Dead não é algo fácil, tá? O livro está em download gratuito no link acima.

Hunter: The Vigil

Resultado de imagem para hunter the vigilE que tal ser um caçador que está atrás de vingança contra um serial killer sobrenatural do Mundo das Trevas? O suplemento Hunter, onde os jogadores interpretam caçadores de seres sobrenaturais, é bem no clima. Caso o grupo não tenha este livro mas curta jogar no Mundo das Trevas, o suplemento Antagonistas, das Crônicas das Trevas, lançado aqui no Brasil pela Devir, trás um capítulo sobre esses caçadores, até com personagens já prontos para você começar sua aventura.

Vampiro: A Máscara

Resultado de imagem para malkavianoE que tal um serial killer na cidade dos jogadores que está fazendo vítimas aos montes com evidências que seja um vampiro, podendo atrair a Segunda Inquisição contra os membros da cidade? Este assassino pode ser um Malkaviano que em vida era um serial killer, não tão competente, e que agora dotado de poderes sobrenaturais está extravasando suas neuroses psicopatas. Ou então ele é um Wight, um vampiro que perdeu toda sua humanidade é agora é a encarnação da Besta Interior. Esse tipo de ideia me atrai muito porque faria os jogadores perceberem o que pode acontecer com os personagens deles caso sucumbam a tentação de saírem por aí matando a torto e a direito.

Mago: O Despertar

Um Interditor está matando todos os Magos de uma Cabala. Ele a descobriu sem querer e colocou um alvo em cada membro, e como também sabe fazer magia se torna um oponente difícil de ser batido. Esse Interditor pode ter despertado na primeira vez que matou, e acredita piamente que sua sociopatia decorre da Magia e, portanto, se ele matar os magos ele voltaria a ser uma pessoa normal, sem o desejo de matar mais ninguém.

Monstro da Semana

Resultado de imagem para monstro da semanaQue jogo melhor pra se jogar neste tema do que Monstro da Semana, um cenário Powered by the Apocalipse, ou seja, com as regras do Apocalipse World, recém lançado pela Secular Games e já resenhado nesse blog. Neste cenário você é um caçador de monstro, no estilo Supernatural, que tem que dar fim a um serial killer que está aterrorizando um local. O livro foi lançado no Brasil já tem um tempo pela editora Clube dos Autores. Provavelmente será este que irei narrar hoje, com personagens Delinquente, Especialista, Mundano e Lunático. Se quiser algo na pegada Stranger Things, com os personagens crianças ou adolescentes perseguindo o Demogorgon, também fica bem legal.

Caso não queria jogar, mas queira se distrair hoje a dica é procurar pelos filmes da franquia Sexta-Feira 13 ou a série Slasher, da Netflix, fazer uma pipoca e trancar portas e janelas, porque hoje é dia de Jason! Boa diversão… caso sobreviva.

Abaixo segue uma ficha para D&D 5ª ed. para um serial killer no estilo de Jason, mas que pode ser aproveitada para outros cenários e sistemas.

Deixe um comentário