A boa notícia da vez para os jogadores de RPG é que a New Order Editora confirmou nas redes sociais que irá trazer o recém lançado livro de Alien RPG para o Brasil. Publicado e produzido pela Free League ele estreou lá fora em dezembro de 2019 e já criou toda uma agitação na comunidade de RPG. Vamos então saber um pouco mais sobre o cenário e suas regras.

Pra quem não sabe Alien é uma franquia de filmes que teve o seu primeiro filme lançado em 1979 chamado “Alien: O Oitavo Passageiro”, que contava a história de sete tripulantes da nave espacial Nostromus invadida por um passageiro indesejado: um monstro alienígena que tem o sangue ácido. Pegando a onda de filmes de ficção científica da época, que começou em 1968 com “2001: Uma Odisseia no Espaço”, e o sucesso de “Guerra nas Estrelas”, de 1977, Alien trouxe o elemento de horror espacial para a telona. O sucesso foi imediato e até hoje o filme já arrecadou mais de U$ 1 bilhão! O sucesso foi tão grande que em 1986 foi realizado o segundo filme, “Alien: O Resgate”, atraindo uma legião de fãs doidos para ver a oficial Ripley interpretado por Sigourney Weaver detonando essas criaturas, e elevando a atriz ao status de estrela do cinema. Depois disso tivemos “Alien 3” em 1992 e “Alien: A Ressureição” em 1997, além dos spin-offs “Alien x Predador” em 2004 e “Alien x Predador 2” em 2007. Mais recentemente tivemos “Prometheus”, em 2012, e “Alien: The Covenant”, em 2017, que tentam explicar o início de toda a saga antes do primeiro filme.
Agora a Free League Publishing se uniu à 20th Century Fox para lançar Alien: The Roleplaying Game, um livro de capa dura colorido, belamente ilustrado, com 392 páginas, apresentando o mundo de Alien no ano de 2183, logo após Aliens 3, portanto os acontecimentos posteriores ainda não ocorreram, como a ressurreição de Ripley, nem os confrontos com os Predadores, mas Prometheus e Covenant sim.

O jogo procura dar o clima dos filmes da franquia, onde o encontro com um monstro alienígena dentro de um lugar fechado a espreita nas sombras coloca todo mundo em estado de alerta, mas ele vai além disso. O jogo dá ao narrador a opção de criar um clima tenso também em outras situações, com os objetivos individuais dos personagens, definidos no momento da construção dos personagens, podendo conflitar a qualquer momento. Além disso os arquétipos presentes ao jogo dão ótimas opções no momento da criação da sessão. O jogo é excelente para manter a tensão subindo a níveis insuportáveis, e embora ele seja extremamente atraente para sessões curtas no modo cinematográfico, as regras também permitem campanhas mais longas. Aliás essa é uma das boas características do jogo, a opção de fazer uma sessão cinematográfica, onde o narrador conduz uma sessão com personagens instantâneos, que inclusive podem ter motivações contrárias ao grupo, ou uma campanha mais longa, com os personagens evoluindo e construindo toda uma história dentro do cenário
As regras do jogo são baseadas em jogos premiados como Tales from the Loop e Mutant: Year Zero, este último já lançado no Brasil pelo Pensamento Coletivo, com pequenas variações para dar o clima de horror espacial que o jogo pede. O jogo tem um conjunto de dados de seis lados personalizados que pode ser adquirido para dar mais realce a sessão de jogo, sendo 10 dados básicos e 10 dados de stress.

Outra boa característica do jogo é a quantidade de material descrevendo o universo dos filmes. Há um capítulo inteiro dedicado à descrição dos governos e corporações do universo Alien, além de fornecer lugares para seus caminhoneiros espaciais e fuzileiros navais coloniais explorarem. O livro descreve 21 sistemas estelares diferentes e alguns sistemas têm vários mundos de interesse. São fornecidas tabelas para que os narradores possam gerar seus próprios sistemas estelares, com tamanho, atmosfera, temperatura e tudo mais que é necessário para criar seus planetas. Existem também tabelas para gerar missões, criar complicações além de eventos inesperados que podem dar início a uma aventura e fichas de NPC’s prontos pra interagir com o grupo, vários mapas e ajuda pro narrador a criar sua própria prequel da franquia.
O livro detalha todos os estágios do Alien, desde o ovo até a Rainha, além de nove formas adultas diferentes de Alien. Os jogadores podem optar entre nove arquétipos para fazerem seus personagens, desde o Fuzileiro, passando pelo oficial médico e até um empresário de uma grande corporação de exploração do espaço.

Os personagens têm quatro atributos: Força, Agilidade, Raciocínio e Empatia, onde devem distribuir 14 pontos entre eles que podem variar entre 2 e 5. Durante a criação do personagem os jogadores alocam 10 pontos em suas habilidades e, com base na escolha do arquétipo de cada um, esses níveis variam entre zero e 3. O avanço futuro do personagem pode elevar um nível de habilidade até o máximo de 5. Quando um personagem tenta uma ação que exige um teste o jogador também lança um número de D6 igual ao seu nível de stress. Um resultado de 6 é um sucesso, enquanto um resultado de 1 é um fracasso. Não importa os outros resultados, apenas sucessos e fracassos. Quando um resultado de 1 aparece é necessário fazer um teste de pânico. Dependendo do teste de pânico e do nível de stress atual, o personagem pode começar a tremer incontrolavelmente ou ficar furioso e atacar imediatamente a pessoa ou criatura mais próxima. Essa mecânica cria situações interessantes para a sessão e força os jogadores a fazerem ações que normalmente não fariam por saber se tratar de um jogo, mas que seus personagens farão devido ao medo e stress pelo qual estão passando.

Além do livro básico, e dos dados personalizados, os jogadores poderão comprar um deck de cartas customizados com 50 cartões de 63 x 88 mm com 22 armas (de pistolas a incineradores e rifles pesados), 20 personagens (os cinco personagens pré-gerados além de todos os personagens, PC e NPCs, da aventura “Chariot of Gods”), 3 Veículos (o dropship e a transportadora de pessoal dos filmes estão incluídos) e 10 cartões de Iniciativa (cada um com um número de 1 a 10), um pack com mapas e 84 tokens especiais, um screen para o narrador com 11 tabelas: medição do tempo, ataque furtivo e emboscadas, furtividade, dificuldade, ações lentas, ações rápidas, ferimentos críticos, efeitos de rolagem de pânico, modificações à distância, categorias de alcance e tipos de cobertura, e uma aventura chamada “Chariot of Gods” com 48 páginas. Ela é um cenário cinematográfico completo escrita pelo romancista de ficção científica Andrew EC Gaska. Chariot of the Gods é projetado para 3-5 jogadores e leva pelo menos 4-5 horas para ser concluído. Nela um grupo em uma nave corporativa é chamado para atender o pedido de socorro de nave desaparecida há 80 anos.
Não foi dito pela New Order quando vai chegar o livro, mas a hype já tá muito grande e a expectativa de narrar uma aventura no espaço maior ainda. Então segura as ondas, compre um sensor de movimento, um lança chamas e se prepare poque em breve um Alien estará perto de você.









