
Vai chegando aquela época do ano na qual começam a pipocar as famosas listas de melhores do ano em vários sites e blogs que abordam o nosso hobby. Eu particularmente não sou capaz de fazer uma lista nesse sentido, mas acompanhando a leitura pela grande rede encontrei algumas similaridades nessas listas. Jogos que apareceram mais de uma vez sendo apontados como um dos melhores do ano, e portanto merecendo serem destacados. Vamos começar falando dos board games e quais estão sendo considerados os melhores do ano de 2019.
ZOMBICIDE: INVADER
Começamos com a mais nova versão de um jogo lançado aqui no Brasil pela Galápagos Jogos. Essa versão toma a ação em uma colônia de mineração em um planeta longínquo, onde alienígenas semelhantes a zumbis se juntam a grandes monstros que parecem terem saído das telas de Doom. Como sempre diversão garantida neste jogo cooperativo que faz muito sucesso por aqui.
HELLBOY BOARD GAME

Outro jogo que consta nas listas, também lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, é baseado no cultuado clássico em quadrinhos Hellboy, que ganha um ótimo jogo repleto de referências a HQ, ótimas miniaturas e muitas histórias. A edição de colecionador eleva o número de minis para mais de 100 e inclui um gerador de missão aleatória para infinitos cenários e combinações.
JAWS

Baseado no famoso filme dos anos 70, Tubarão, que gerou várias continuações e segue sendo um dos mais famosos de todos os tempos, Jaws é um inteligente jogo de estratégia onde um jogador é o tubarão enquanto os outros jogadores são humanos inocentes que precisam combinar seu pensamento estratégico, habilidades e recursos com o objetivo de sobreviver e vencer. O jogo tem duas fases: a primeira acontece na Ilha Amity, cenário do filme, e é um jogo de gato e rato onde o tubarão quer comer o máximo de nadadores possível, enquanto os heróis têm a tarefa de impedi-lo. Quem vencer tem uma vantagem na segunda fase, uma batalha até a morte a bordo do navio Orca.
WINGSPAN

O vencedor de jogo do ano no Kennerspiel des Jahres 2019 não poderia ficar fora desta lista. Wingspan faz com que os jogadores assumam o controle de um santuário de pássaros competindo para atraí-los e vencer. O jogo original apresenta 170 pássaros encontrados nas Américas (uma expansão, também neste ano, adiciona 81 pássaros nativos da Europa) e, quase inacreditavelmente, todas as cartas de pássaros encontradas no jogo têm poderes e habilidades que imitam os pássaros da vida real . No jogo, e na vida real, um cowbird deposita seus ovos nos ninhos de outros pássaros, enquanto uma águia caça criaturas menores e os abutres comem as sobras de outros pássaros. O jogo impressionou biólogos e amantes de pássaros no mundo inteiro. O jogo também foi lançado no Brasil pela Galápagos Jogos.
VILLAINOUS

Baseado nos filmes clássicos da Disney, tanto antigos quanto novos, os jogadores jogam como um vilão famoso destes filmes procurando seguir seus próprio objetivos. Malévola deve amaldiçoar cada área do tabuleiro, Jafar precisa colocar as mãos na lâmpada, Ursula quer o tridente de Triton e assim por diante. O jogo é surpreendentemente tático, além de uma arte e minis lindas que o tornam muito atraente. Já está sendo pensado em duas expansões que adicionam mais personagens à diversão: Scar a Hades.
Iremos continuar falando de mais jogos que estão nestas listas de melhores do ano, como Card Games e RPG, mas quero saber sua opinião sobre os melhores board games do ano. comentem abaixo. Até a próxima.









