
O Velhinho do RPG passou o sábado e domingo, dias 27 e 28/04, na maior convenção de jogos de mesa do Brasil junto com a Dungeon Capixaba. Foi o Diversão Offline com sua edição de SP realizado no Centro de Eventos São Luiz, bem no coração da cidade próxima a Avenida Paulista.

Estavam presentes todas as grandes empresas de jogos de tabuleiro do país, além das editoras de RPG. A grande ausência sentida foi da Devir, o que gerou uma certa estranheza, já que a editora tem uma loja próxima ao evento. Além das empresas estavam lá também os Youtubers que fazem resenhas de jogos e os desenvolvedores de jogos. O cenário estava montadinho pra ser um grande evento, e foi!

Entre as várias atrações programadas para o evento estavam as palestras, que ocorreram nos dois dias, e levou um bom público para elas, torneio de jogos, como o Revanche Footbal Cards, do Ron Halliday, que será em breve lançado pela Conclave Editora, um torneio de Vampire: The Eternal Struggle, e demonstrações de muitos jogos que em breve serão lançados no Brasil. Entre estes a notícia mais bombástica foi sem dúvidas o anúncio do Gloomhaven, que chega em sua versão nacional pela Galápagos Jogos.

51 jogos foram anunciados durante o evento, e a lista completa você acessa AQUI, com descrição de cada um deles. Entre aqueles que mais gostei de saber que chegam por aqui estão: The Grizzled: Armistice Edition, Victorian Masterminds, Fury of Dracula, Tuki, Mage Knight: Ultimate Edition, todos pela Galápagos Jogos; Fresco, pela Calamity Games; Teotihuacan: City of Gods e Kingsburg (Second Edition), pela Bucaneiros; e Spyfall, pela Papergames, e principalmente A Song of Ice and Fire, jogo de miniaturas que simula as batalhas vistas no seriado Game of Thrones que chega pela Conclave Editora.


Houve também a entrega dos prêmios do Goblin de Ouro e do Ludopedia. A lista dos vencedores do Goblin de Ouro é a seguinte:
MELHOR JOGO NACIONAL: Império de Jade (Jambô Editora)
MELHOR JOGO TRADUZIDO: 7º Mar (New Order Editora)
MELHOR CENÁRIO: Castelo Falkenstein (Retropunk)
MELHOR AUTOR DO ANO: Rogério Saladino
MELHOR ILUSTRADOR DO ANO: Eduardo Calazans (Game Chinchila)
MELHOR S.A.C.: Red Box
MELHOR ENVIO e EDITORA FAVORITA: Jambô Editora
MELHOR TRADUTORA: Maria do Carmo Zanini (Castelo Falkenstein, Retropunk)
MELHOR REGRA: 7º Mar
PODCAST DO ANO: Regra da Casa
REVELAÇÃO INDEPENDENTE: Gatos Espaciais, Fábio Silva
CANAL DO ANO: Game Chinchila
STREAM DO ANO: Gruntar TV
Mas o bom mesmo no evento é encontrar os amigos do hobby e bater papo com eles. Gente como Jonata Rubio, do canal Cyber Goblin, Bianca Melina e Moisés de Souza, criadores do Grasse – Mestres Perfumistas; Jorge Valpaços, autor do Arquivos Paranormais, Delóyal e Pesadelos Terríveis; Fernando Pires e Guilherme de Moraes, da Retropunk, Luciano Giehl, do Mundo Tentacular, Filipe Cunha, do Pensamento Coletivo, Christopher Kastensmidt, autor do “A Bandeira do Elefante e da Arara”, Kléber Bertazzo, da Conclave Editora, Leandro Pugliesi, do RPG Notícias, Iaggo Piffero, da Diceberry Editora, a galera do canal Tábula Quadrada, Jack Explicador, do canal Meeple TV, galera do blog E aí, tem jogo?, além de conhecer pessoalmente gente que só conhecíamos pelas redes sociais como Eriko Aoi, narrador de cenários do Mundo das Trevas, Marcelo Paschoalin, autor de varios livros de RPG, inclusive no exterior, e Zé Roberto, criador do jogo Futboard, sucesso de financiamento coletivo batendo quase 400% da meta, além de tantas outras pessoas que encontramos por lá.
Vou deixar vocês com algumas imagens do evento para terem uma noção de como foi, esperando que chegue logo a edição carioca para poder repetir tudo de novo.
















