14 Anos Das Crônicas Das Trevas.

crc3b4nicas-das-trevas-logo

Há exatos 14 anos era lançada pela Onix Path a primeira edição do Mundo das Trevas, que depois passou a ser chamado de Novo Mundo das Trevas para não ser confundido com o outro Mundo das Trevas da White Wolf. Ele passou a ser oficialmente chamado de Crônicas das Trevas em 2015, para marcar realmente a diferença entre os dois cenários. Para entender essa mudança de nomes clique AQUI e vá até o blog do RPGista para compreender melhor essa confusão com os nomes dos títulos destes cenários.

Resultado de imagem para crõnicas das trevas rpgAté hoje existe confusão na cabeça de vários jogadores e narradores sobre os cenários e o que eles representam. As Crônicas das Trevas, da Onix Path, não são uma continuação do Mundo das Trevas, da White Wolf, que tinha Vampiro: A MáscaraLobisomem: O ApocalipseMago: A AscensãoChangeling: O Sonhar, entre outros títulos de cenários de jogos, como muitos erroneamente pensam. Este novo mundo das trevas traz versões diferentes dos títulos anteriores, dando uma repaginada e construindo toda uma nova mitologia em seus cenários. Surgiram então Vampiro: o RéquiemLobisomem: os DestituídosMago: o DespertarChangeling: os Perdidos, além de vários outros títulos de criaturas que povoam as Crônicas das Trevas.

Não somente os cenários eram diferentes. Novas regras foram adicionadas ao jogo, apesar de ter sido mantida a estrutura básica de construção de personagens, com o famoso preenchimento de “bolinhas” e o uso de um conjunto de D10s para resolução de ações. Sucesso agora só com rolamentos 8, 9 ou 10, e o 1 não retira um sucesso, apenas para citar um exemplo. Para dar início a esse novo universo foi lançado em 2004 pela Onix Path, a detentora da licença deste novo universo,o livro do World of Darkness, um livro básico de regras e explicação deste novo mundo trazendo uma proposta diferente do que anteriormente víamos no Mundo das Trevas, que era a possibilidade de se começar com seu personagem humano, desbravando os mistérios desse universo sombrio, e somente posteriormente, com o lançamento das livros de cada cenário, escolher com qual os jogadores gostariam de continuar suas histórias, optando por vampiros, lobisomens, magos ou fadas. Foram lançados por conta disso suplementos feitos para personagens humanos, como Antagonistas, que apresentavam um conjunto de criaturas sobrenaturais que povoam o mundo das trevas e logo em seguida Lugares Misteriosos, com uma coletânea de histórias centradas em locais assombrados ou misteriosos. Aliás acho esses dois suplementos muito bons, independente de qual RPG você esteja narrando, sendo ele de terror. Ela dá bastante ideias para adversários e histórias de horror para se contar.

No Brasil o cenário custou a pegar, primeiro porque a Devir demorou a lançar os livros e logo em seguida os abandonou, e também porque o apego dos jogadores brasileiros pelo cenário antigo se mostrou muito forte, impedindo que de cara os novos títulos conquistassem adeptos e fossem vistos com mais frequência nas mesas de RPG. Curiosamente agora, depois do lançamento da 2ª edição de todos os títulos no exterior é que os jogadores por aqui estão dando mais atenção as Crônicas das Trevas.

Eu particularmente apesar de ter narrado durante muito tempo Vampiro: A Máscara, e gostar do cenário, aprecio muito mais os novos títulos. Para mim eles conseguem emular um cenário de horror pessoal e mistério melhor do que os antigos títulos. Entre eles acho que Lobisomem e Changeling são imensamente superiores aos títulos anteriores, mas isso tudo é questão de gosto, e de como cada jogador e narrador enxerga o universo onde está jogando/narrando.

Tenho narrado para um grupo de jogadores (Tainá, Eduardo, Felipe e Iara) uma campanha que começou primeiro com o Mundo das Trevas, passamos para o suplemento Second Sight, onde os personagens desenvolvem poderes psíquicos e aprendem a fazer feitiços, e agora estamos na transição para Mago: o Despertar, com dois personagens já tendo despertado. Essa é uma das situações que gosto das Crônicas das Trevas, já que diferente dos cenários atuais que não eram muito compatíveis entre si, aqui os cenários dialogam bem melhor entre eles. Quem quiser dar uma olhada do que já rolou nas aventuras clique AQUI.

Quer conhecer um pouco mais sobre o cenário? Então clique nos links abaixo e baixe material gratuito para começar a jogar.

Por onde começar

Fonte: Site da Devir.

Clique nos links abaixo para baixar material de apoio para os seguintes cenários:

CRÔNICAS DAS TREVAS

LOBISOMEM: OS DESTITUÍDOS

MAGO: O DESPERTAR

VAMPIRO: O RÉQUIEM

E vocês? O que acham das Crônicas das Trevas? Qual dos cenários vocês gostam mais? Deixem seus comentário abaixo. Gostaria de saber o que preferem.

 

3 pensamentos sobre “14 Anos Das Crônicas Das Trevas.

  1. Descobri a existência da 2ª edição de Crônicas das Trevas aqui no blog. Fiquei muito feliz porque eu gosto muito deste cenário. Na minha opinião as regras são bem melhores que as regras de WoD, e a liberdade de criação me cativou bastante. Não conheço todos os cenários, mas principalmente o World of Darkness abre um leque incrível de possibilidades de histórias. Hunter e Werewolf também são ótimos!

Deixe um comentário