
Continuando a analisar os melhores board games lançados em 2017, que constam de várias listas de sites especializados no assunto, vamos ver mais alguns deles, lembrando que a parte I deste artigo você pode ler clicando AQUI.
CENTURY: SPICE ROAD

Esse jogo também, já lançado no Brasil pela Devir, foi criado por Emerson Matsuuchi, para a Plan B Games, sendo para 2-5 jogadores, com tempo médio de 30-45 minutes, para jogadores com 8 anos ou mais.
Jogo muito indicado para uso em sala de aula por professores de história ou geografia, principalmente, devido ao tema, e porque é fácil de ensinar e aprender. Ele é considerados por alguns uma “versão superior” do jogo Splendor, devido a algumas mecânicas parecidas.
MAGIC MAZE

Posso estar enganado, mas acho que li em algum post no Facebook, ou no Twitter, que uma empresa brasileira de jogos estaria lançado Magic Maze em 2018 no Brasil. Ele é um jogo de tabuleiro cooperativo onde os jogadores assumem papéis de personagens clássicos de fantasia medieval, um mago, um guerreiro, um elfo e um anão, que estão dentro de um labirinto para pegar itens mágicos, sendo que ninguém pode falar para o outro o que este deve fazer. Os jogadores precisam fazer uma ação com um personagem ao mesmo tempo que correm pelos labirintos para tentar completar a missão. No início do jogo eles tem apenas três minutos para agir. Espaços de ampulheta são encontrados ao longo do caminho, que dão mais tempo para eles. Se o temporizador de areia se esgotar completamente todos os jogadores perderão o jogo. Criado por Kasper Lapp para a Sit Down! é um jogo para 2-6 jogadores, com idades acima de 8 anos, com tempo estimado de 3-15 minutos.
DOWNFORCE

Downforce é o novo queridinho dos jogos com temática de corrida, mas ao contrário dos outros jogos onde os jogadores são apenas pilotos, neste os jogadores também são milionários que adoram apostar secretamente em carros de corrida. Durante o jogo os jogadores fazem apostas em dinheiro em quem eles acreditam que irá vencer a corrida, procurando aumentar sua fortuna. Jogo criado por Rob Daviau & Wolfgang Kramer para Restoration Games, para 2-6 jogadores, com tempo médio de 20-40 minutos, e idade de 10 anos ou mais.
BÄRENPARK

Jogo de Phil Walker-Harding, publicado pela Lookout Spiele, para 2-4 players, com tempor médio de 30-45 minutes, indicado para jogadores de 8 anos ou mais. Um excelente jogo lançado no Brasil pela Ludofy, onde os jogadores precisam montar um parque para ursos escolhendo peças e encaixando-as em tabuleiros individuais no melhor estilo Ubongo. Com regras simples, inteligentes e intuitivas, Bärenpark é um jogo que com certeza irá agradar a todos os jogadores, de todas as idades.
THIS WAR OF MINE: THE BOARD GAME

Criado por Michał Oracz e Jakub Wiśniewski para Awaken Realms, é um jogo para 1-6 jogadores, com tempo médio de 45-120 minutos, indicado para jogadores com 18 anos ou mais devido a sua temática adulta. Ele é uma adaptação para mesa do premiado videogame com mesmo nome que retrata o drama de civis presos em uma cidade devastada pela guerra.
Os jogadores cooperam para sobreviver em uma cidade devastada pela guerra, melhorando seu abrigo durante o dia e eliminando provisões à noite. O objetivo é sobreviver até a fim das hostilidades de guerra. Durante essa luta como sobreviventes os jogadores experimentarão dramas relacionados com a tomada de decisões e escolhas extremamente difíceis. A própria sobrevivência muitas vezes não será suficiente.
PANDEMIC LEGACY: SEASON 2

De Rob Daviau e Matt Leacock para Z-Man Games, jogo para 2-4 jogadores, com tempo médio de 60 minutos, indicado para idades de 14 ou mais. Depois do grande sucesso da Season 1, Pandemic Legacy volta com a temporada que promete muito mais surpresas e desafios. O cenário agora é 71 anos no futuro de onde os jogadores terminaram a Season 1, depois que uma torrente de doenças mortais varreram o globo. Desta vez os jogadores começam em uma pequena área de jogo: o mundo conhecido é a Costa Leste das Américas e o oeste da Europa e da África, além de três paraísos seguros do meio do Atlântico, dos quais os jogadores distribuem estoque de suprimentos. À medida que explorem mais o mundo, o tabuleiro vai se ampliando e conhecendo o resto dos lugares.
Listas são polêmicas (e não mamilos!), e sempre vai ter gente que concorda ou discorda delas. O objetivo deste artigo foi apenas apresentar alguns dos jogos que mais caíram no gosto da crítica e do público para meus leitores, mas cada um tem sua própria lista na cabeça. Portanto fiquem a vontade de criticar, incluir ou tirar jogos da lista, assim como montar a sua própria. Grande abraço, e até a próxima lista!








