
Chegou agora a vez de listar 5 card games que valem a pena serem conhecidos pelo público que gosta de um jogo de cartas e que irá levar muita diversão, ou discórdia, as sessões de jogos da sua turma. Então se liga na lista.
1. Cards Against Humanity
Cards Against Humanity é o jogo de cartas mais vendido na Amazon, e provavelmente um dos mais divertidos que conheço. Ele é indicado para jogadores adultos e promove uma experiência única na qual você nunca viu nada parecido antes. O baralho é composto por cartas pretas e brancas. Todos devem comprar quatro cartas brancas, que contém diversos tipos de palavras e expressões bizarras e/ou idiotas. Um dos jogadores é escolhido ao acaso para ser o Czar das Cartas na rodada inicial. Ele deve puxar uma das cartas pretas, que contém uma pergunta ou uma frase e lê-la em voz alta. Um carta preta, por exemplo, pode perguntar: “Qual é o prazer secreto do Batman?”, e após os outros jogadores passarem uma carta branca para o Czar, que irá embaralhá-las e lê-las, ele escolhe a mais legal, como nesse exemplo sendo: “Assistir a Discovery Kids pelado.”, e dar para seu jogador um “Awesome Point”. A cada rodada, um novo Czar é escolhido e os jogadores compram uma nova mão de cartas brancas. As cartas contêm conteúdo adulto, embora hilariante, e por isso não é aconselhado para jogos em família com crianças. Esse jogo, que ainda não tem em português, já tem várias expansões e promo packs.
2. Jolly Roger
A tripulação do navio pirata acabou de eleger um novo capitão. Este homem pode levar sua tripulação à fortuna ou ao desastre… Por sorte, se você discordar das decisões do seu capitão, poderá começar um motim e se tornar o próximo capitão!
Jolly Roger, lançado no Brasil pela Devir no ano passado, desenvolvido por Fréderic Moyersoen, com arte de Loïc Billiau, Fabio Maiorana, é um jogo de cartas de pilhagem. A cada turno, o Capitão escolhe um destino para o navio. Durante um ataque, os jogadores irão cooperar (mais ou menos!) jogando cartas de Tripulação para vencer a batalha e receber o prêmio. O tesouro é dividido por todos os piratas, mas o seu ouro nunca está seguro até que o enterre na Ilha do Tesouro. A inquietação cresce, e quando o motim começa, você precisa de decidir de que lado está. Rápido, turbulento e fácil de aprender, Jolly Roger é igualmente divertido para jogadores casuais e veteranos. Ele é excelente para eventos e grupos grandes de jogadores, já que podem jogar até 10 jogadores.
3. Dobble
Dobble é um jogo de velocidade e observação no qual todos jogam ao mesmo tempo tentando encontrar uma imagem mostrada em dois cartões diferentes que estão nas mãos de cada jogador. Lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, Dobble tem regras tão simples que podem ser aprendidas em 30 segundos, além de 5 modos de jogo que acompanham este party game perfeito para qualquer ocasião. Seja em uma festa, para quebrar o gelo, entre sessões mais longas de jogos ou mesmo em uma maratona incrível de mini-games! Cada partida de Dobble tem menos de 15 minutos de duração, mas ninguém para em uma partida só. Os jogadores vão querer testar todos os modos de jogos dezenas de vezes! Sucesso de vendas em todo o mundo, Dobble é um jogo de entrada excelente, e conquista qualquer jogador à primeira vista.
Dobble é composto por 55 cartas. Cada uma delas possui 8 de 57 símbolos possíveis, e cada carta tem somente um símbolo em comum com qualquer outra carta do baralho. Jogamos aqui em casa e foi um festival de risadas e diversão. Altamente aconselhável para jogos em família ou uso em escolas.
4. Codenames
Em Codenames, lançado no Brasil pela Devir, duas equipes enfrentam uma grade quadrada de 25 cartas da palavra. Cada equipe tem um capitão, e ambos os capitães podem ver (através de uma imagem escondida) que cartas pertencem a sua equipe, que cartas são neutras, e qual é a única carta “assassino”.
Na sua vez, o capitão dá a seus companheiros de equipe uma pista como “Carro 4”. Esses companheiros de equipe, em seguida, selecionam cartas (até o número dado), que eles acham que o capitão pode ter em mente para a pista (talvez “Roda”, “Elétrico”, “Férias” e “Preço”). Escolher uma palavra que não pertence a sua equipe termina a sua vez, e escolher a palavra “assassino” faz você perder imediatamente. Supondo que nenhuma equipe escolha o assassino, o vencedor é a primeira equipe a descobrir todas as suas próprias palavras.
Sem muita dificuldades para ensinar o jogo, e sendo ele muito divertido e competitivo, Codenames é ideal para uma noite com uma galera que queira um jogo com uma certa dose de desafio.
5. Oh, My Goods!
Este jogo está em pré-venda atualmente pela Papergames. Criado por Alexander Pfister, autor de Isle of Skye, Mombasa, Great Western Trail, Broom Service, Port Royal e outros Oh, My Goods! é um tremendo sucesso de público e de crítica lá fora.









Por uma versão em português de “Cards Against Humanity”, principalmente pra jogar bêbado.
Hahahahahahahahahahaha! Tomara que façam.