Crie Um Mundo Novo Em Legacy: Life Among the Ruins.

Por Douglas Mota.

151507

Capa do livro básico.

Você não jogou Legacy: Life Among the Ruins, jogou? Aposto que não! Sabe porque? O Kickstarter do projeto criado por James Iles, e publicado pela UFO Press, teve 323 apoiadores, e no Google você vai achar 1170 resultados, contra 36 mil do Urban Shadows e 348 mil do Dungeon World, por exemplo. As resenhas em sites especializados são poucas (tipo três ou quatro) e todas deixam claro que quem revisou, não jogou. Em mídias sociais o buzz gerado pelo jogo foi modesto, e quanto mais conversávamos e agregávamos pessoas, mais claro ficava que elas também não tinham jogado.

Então não é um absurdo supor que você também não tenha jogado, é?! Mas cara, eu joguei. E narrei. E continuei narrando. E estou aqui te escrevendo a respeito…

No último ano li e narrei um bocado de jogos no sistema Apocalipse Engine, criado por Vincent Baker: Spirit of 77, Dungeon World, Urban Shadows, e Monster of the Week. Lindos. Todos. Mas daí joguei Legacy e pirei. Porquê? Ora, agora começa a resenha de verdade…

O sistema? Ora, você conhece o Apocalypse Engine? Não!? Deveria. A parada é quase revolucionária em sua simplicidade: 2d6, só quem rola são os jogadores, 5 atributos e tal. Super narrativo e colaborativo. A mecânica não emperra a história, pelo contrário! Lindo. Mas alguns jogadores exatos demais, ou viciados em minucias de simulação podem ficar meio perdidos… afinal, tudo é prático, tudo é simples, e o que é irrelevante, fica submisso à narrativa.

O conceito tem muito potencial, é o pós-apocalipse de um cenário de ficção científica. Mas que cenário super avançado é esse? E o que levou ao fim do mundo? Tudo isso vai ser definido de maneira colaborativa pelo grupo. A construção do cenário é bem guiada e seu grupo pode até começar tímido, mas logo as idéias ganham sinergia e coesão.

Criado o cenário os jogadores vão construir Família e Personagem. As fichas permitem que você crie tudo bem passo-a-passo, prova de múltipla escolha mesmo. E quando você termina, o mundo já está bem esboçado, o grupo coeso, e com um monte de ganchos prontos para serem explorados por um narrador sagaz.

Mas fique esperto, porque é nas duas fichas que está o pulo do gato! O Foco na Família e no progresso dela pelas eras abre a narrativa, e passamos a pensar numa escala mais grandiosa, aos poucos deixando de lado nossos vícios de jogar round a round. Você vai mudar seus Personagens, mas sempre dentro da mesma Família. E enquanto os Personagens cooperam no grupo, com as Famílias o buraco é mais embaixo! Elas competem e se aliam e exploram umas as outras – há quem diga que o jogo ganha um quê de board game, mais estratégico e maldoso. Felizmente, o sistema dá todo apoio para que tudo ocorra de maneira orgânica e suave.

Alguns dos personagens do jogo.

Alguns dos personagens do jogo.

E depois de uma ou duas sessões, onde narrador e jogadores se acomodam com o vai e vem de ações de amplo escopo das casas e o foco nas ações dos personagens, aí vem a cereja do bolo… O Passar das Eras, um lapso de anos, décadas ou séculos, onde se determina o que aconteceu com a sua Família. Quanto mais curto o lapso, mais dinâmica a história fica. Quanto mais longo, mais épica! E então as engrenagens se encaixam com perfeição e todo mundo vai para casa e começa a maquinar como sua própria Família pode sair por cima da carne seca na próxima sessão. Você pode ter que abandonar seu Personagem, mas vai acabar fazendo isso com gosto, para poder adequar o próximo Personagem às necessidades da história e da sua Família. E aí o vício te pega firme, por estar narrando uma história surpreendente, épica e jogada em vários níveis. Você descobre que Legacy é um jogo sofisticado, sem ser complexo. Assim como muitas obras independentes, é nas entrelinhas e nas ideias superficialmente exploradas que Legacy se fortalece e se mostra fantástico.

O livro em si não inspira essa confiança toda. Fininho que só! Mas a arte é boa, e o texto ainda que não tenha muito fluff, esclarece algumas escolhas de game design interessantes. Há dois suplementos que engrossam o caldo bem e vamos falar sobre eles em breve. E a notícia boa, meu jovem, é que há um trabalho firme em andamento para publicar Legacy por aqui! E num pacotão com o livro básico e esses dois suplementos. Coisa fina.

Se quiser saber mais sobre a campanha de financiamento coletivo de Legacy clique AQUIOutras informações cliquem nos links abaixo.

https://plus.google.com/u/1/communities/117032011215248711834

http://www.drivethrurpg.com/product/151507/Legacy-Life-Among-the-Ruins?filters=0_0_44825_0_0_0

Deixe um comentário