Por Jefferson Pimentel.
Durante o 7º Encontro de Jogos Analógicos da Dungeon Capixaba, que acontecem bimestralmente na praça de alimentação do Shopping Montserrat, um dos maiores do estado do Espírito Santo, foi apresentado aos jogadores capixabas o incrível jogo de tabuleiro Possessão Arcana, que está sendo desenvolvido pelo Thiago Ferri com a arte feita por Ulisses Souza e Bruno César.. Foram 6 (seis) partidas onde as regras (ainda não definitivas na época) foram postas a prova por 12 (doze) jogadores bastante interessados. Todos elogiaram bastante o jogo, inclusive com alguns jogadores dizendo que ele possui mais potencial que jogos como Zombicide, devido os componentes místicos, variedade enorme de monstros, etc. Segue abaixo a relação de todas as observações feitas desta que foi a versão 1.0 do jogo.
Possessão Arcana é um jogo cooperativo para até 6 jogadores, com duração média de 120 minutos, indicado para maiores de 14 anos. Ele possui uma mecânica parecida com jogos como Zombicide, Descent, com colocação de peças e movimentação em um tabuleiro modular onde cada um dos participantes assume o papel de um combatente arcano que se utiliza de magias para enfrentar as forças demoníacas que invadem nossa realidade. Várias habilidades diferentes, equipamentos e magias estão disponíveis para tornar possível enfrentar as dezenas de monstros que aparecem a cada área aberta. A magia, a mais poderosa das armas, também é a mais perigosa: se usada demais pode fazer com que forças demoníacas tomem posse do corpo da personagem, fazendo com que ele se torne um poderoso inimigo até que a força seja domada. Sinistro.
O jogador utiliza as estatísticas e habilidades da personagem em seu modo normal, controlando pontos de vida, mana e experiência (que faz com que as personagens subam de nível e se tornem cada vez mais poderosos), sempre buscando controlar a energia demoníaca, impedindo que ela tome posse de seu corpo. A quantidade de demônios encontrados chegam as dezenas e são divididos em três grupos: lacaios, soldados e generais. Além destes, a missão pode envolver o aparecimento de uma supremacia: poderosos lordes demoníacos que funcionam como o “chefão” da partida.
A inteligência artificial do jogo se dá através da rolagem de três dados assim que aberta cada área de jogo: o dado de tesouro (que pode ou não trazer itens para a área a ser investigada), o dado de demônios (que define a localização dos demônios que aparecerão no mapa) e o dado arcano (que imbui a área aberta com poderosos efeitos benéficos ou maléficos para os jogadores).
A arte do jogo e seus componentes ainda estão em desenvolvimento, mas já mostram extremo bom gosto naquilo que foi criado, com um trabalho gráfico digno de nota. Por fim, basta esperar para o lançamento deste incrível jogo no dia 20 de janeiro, que possui grande potencial para emplacar em seu modulo básico, além de permitir diversas opções de jogo, expansões e muita diversão! O jogo já está em sua versão 2.0, com algumas regras modificadas desde o nosso playtest. Esperamos com ansiedade seu lançamento.
Para conhecer mais e acompanhar o desenvolvimento do Possessão Arcana, visite a página deles no Facebook clicando AQUI e confiram mais da arte do jogo que é um show a parte. Leia também outro review do jogo no blog Tabula Quadrada clicando AQUI.
Se quiser conhecer em primeira mão as regras do jogo faça download do manual clicando na imagem abaixo.










