Por Gustavo Tenório.
O financiamento coletivo de The Strange – RPG inovador criado por Monte Cook e Bruce Cordell – já está em andamento e o pessoal da Editora New Order tem incluído vários atrativos para demonstrar como o cenário merece ganhar uma tradução em língua portuguesa. Foram disponibilizadas as primeiras páginas do livro e um vídeo com legendas mostrando como é fácil jogar e narrar.
Para mostrar que criar uma é fácil Recursão em The Strange (e posso dizer, muito divertido), vamos adaptar Eternia, lar de He-man e dos Mestres do Universo, para o cenário. Aproveitem! O Velhinho do RPG está participando e apoiando este financiamento. Para fazer parte dele, basta clicar AQUI e escolher uma opção.
Eternia
Nível: 4
Leis: Magia e Ciência Maluca
Raças Jogáveies: Humana
Conexões com The Strange: nenhuma conhecida
Conexões com a Terra: vários portais
Idade e Tamanho: Um pouco menor do que o da Terra. Planeta com idade semelhante ao da Terra
Spark: 10%
Eternia é o principal planeta do universo onde se passam as aventuras da série animada e em quadrinhos de He-man e os Mestres do Universo. A era pré-histórica de Eternia é conhecido como Preternia. Neste período, merecem destaque monstros semelhantes a dinossauros (incluindo algumas variações biônicas de origem desconhecida), gigantes e os homens das cavernas. Alguns destes dinossauros ainda vivem no Pântano Tar.
O planeta foi colonizado por humanos em um passado distante e os Eternians são descendentes de destes exploradores espaciais terráqueos. (Dentro do Castelo de Grayskull, em um cofre, está uma bandeira estadunidense e restos de uma sonda da Nasa, o que explicaria a teoria de que Eternia foi colonizada por uma equipe vinda da Terra)
Eternia costumava ser uma civilização incrivelmente avançada, que evoluiu através de séculos de barbárie, iluminação e tecnologia científica. Algumas das antigas civilizações da Eternia possuíam tecnologia muito avançada e deixaram muitas ruínas e artefatos para trás. Uma dessas raças é a Osirians, semelhante aos deuses egípcios, e que morava nas areias do tempo.
Vale destacar que Eternia conta com seres vivos milenares, como Skytree, uma árvore sentiente (e ser mais antigo vivo do planeta) e o dragão Granamyr, soberano dos Dragões de Darksmoke.
Depois de uma grande guerra, Eternia foi totalmente devastada e suas civilizações mais avançadas foram quase completamente dizimadas, voltando a barbárie completa. O planeta reteve sua tecnologia avançada, com máquinas e veículos, e manteve uma poderosa magia.
Eternia é um planeta um pouco menor do que a Terra e sua gravidade é menor que a nossa. Os personagens muitas vezes atravessam regiões distantes do planeta em curtos períodos de tempo, e quase todas as criaturas parecem ser capazes de saltar alturas e distâncias extraordinárias, em relação ao seu próprio tamanho.
Após a conclusão da grande guerra e com o retorno da civilização, o grande desafio é a constante batalha contra as forças do mal, liderada por Esqueleto. Eternia possui uma incrível variedade de formas de vida, como monstros sencientes, incluindo os não-humanóides e civilizações ocultas.
Locais visitados com frequência na idade moderna de Eternia incluem Castelo de Grayskull; a Floresta Evergreen; o Palácio de Eternia; as Montanhas Místicas; e a Montanha Cobra. Deve-se notar que são poucas as construções modernas ou contemporâneas em Eternia. Muitas, se não a maioria, das cidades, castelos, e as regiões são muito antigas.
Castelo Grayskull
O Castelo Grayskull é uma fortaleza de mistério e poder e ter seu domínio é controlar o Universo. Ele é o armazém de conhecimento e poder dos Antigos. Dentro do Castelo está guardada a Orbe de poder, fonte de conhecimento e poder do Conselho de Anciãos. Também era o local onde estava armazenada a Espada do Poder do Rei Grayskull, até o dia em que foi reivindicada pelo príncipe Adam. Esta espada continha a essência de nobres atributos e pontos fortes do Rei de Grayskull, e permite que seu portador a invocar esses mesmos dons.
O Castelo de Grayskull é protegido por um poderoso guardião. Normalmente, essa pessoa é uma mulher que chama a si mesma a Feiticeira do Castelo de Grayskull, que ocasionalmente adotar um disfarce de falcão chamado de Zoar, a fim de viajar pelos planos de Eternia.
Locais de destaque
Palácio Real de Eternia – residência do rei Randor, rainha Marlena, príncipe Adam, Mentor, Orko, Teela e muitos outros.
Castelo de Grayskull – O local mais misterioso e poderoso de Eternia. O castelo é a principal fonte do poder mágico que é tão prevalente em Eternia. Ele é cercado por um abismo sem fundo. A fortaleza se assemelha a um antigo castelo primitivo, com um enorme crânio esculpido na frente dele.
Montanha Cobra – Montanha Cobra foi originalmente casa para os Homens serpente, antes do local ser tomado pelas forças de Esqueleto. A cobra gigante que rodeia o acidente geográfico é onde está sepultado o corpo do deus Serpos, entidade devotada aos homens serpente.
Templo do Sol – Um templo antigo nas Areias do Tempo, que abriga muitos tesouros e segredos antigos. Rodeado por discrepâncias de continuidade, conforme a sua finalidade e design tem variado entre suas aparições
Templo dos Gatos – Um templo antigo, egípcio, como que é o lar de uma raça de gato humanóides, que acreditava-se estar extinto.
Estação Metereológica Eterniana – A estação meteorológica nas regiões mais setentrionais da Eternia comandadas pelo rei Randor e controladas por seus guardas. Eles monitora o tempo, bem como permitindo o controle sobre as condições meteorológicas em Eternia.
Estação Sata – Um centro de investigação científica.
Cidade Eterna – A capital de Eternia e localização do Palácio Real, e o lugar onde a maioria das aventuras de He-Man começam. Lar de muitos dos cidadãos mais ricos de Eternia.
Avion – Um reino aéreo localizado no mais alto dos picos das montanhas místicos.
Andreenos – Localidade de origem do povo-abelha.
Drisdos – Uma cidade que é uma das principais cidades no reino de Randor.
Abherron – Uma cidade da selva que é a casa da Princesa Raya.
Aquatica – um reino submarino habitado por uma raça de pessoas que habitam o mar.
Arcadia – A cidade secreta governada pela Rainha Sumana. Anteriormente repleto de escravidão, dominada por mulheres guerreiras que forçaram os homens a trabalhar nas minas subterrâneas.
Cathenay -. Uma pequena aldeia, que vê He-Man como um herói depois que ele salva o seu povo.
Malarkah – Uma área que é o lar de uma raça de criaturas de insetos humanóides.
Morainia – um reino governado pelo rei Moraius que é um amigo próximo do rei Randor.
Morragor – Um reino desolado escuro governado pelo monstro de Morragor, um demônio no encalço de Esqueleto, que é nobre e digno, apesar de sua aparência. Depois de ser beijado por Teela, o feitiço de Esqueleto é quebrado e ele é restaurado para sua forma original: um belo príncipe, e o seu reino retorna ao seu estado original bonito.
Stone City -. Uma cidade antiga nas profundezas da selva Vine, cheio de estátuas, que é composta de antigos guerreiros transformados em pedra,.
Ruckstown – A pequena aldeia de neve dentro de uma região montanhosa de gelo. Seus moradores são simpáticos e bem-intencionados, mas notoriamente supersticiosos
Floresta Evergreen – Uma grande floresta que é a principal fonte do planeta de oxigênio.
As Areias do Tempo – A maior extensão de areia em Eternia.
Anwat Gar – uma ilha deserta, anteriormente habitada por uma cultura semelhante aos antigos japoneses, que se destacaram em habilidades de samurai.
Subternia – O nome para as cavernas subterrâneas do planeta.
Ilhas de Darksmoke – As ilhas montanhosas que são o lar de Granamyr e das raças mais avançadas de dragões em Eternia. As ilhas de Darksmoke também são habitada por Trolls do Gelo.
Pântano Tar – A localização de dinossauros e seres antigos. Também notável por ser o lugar onde Gorpo chegou em Eternia.
Mata Vine – Outra grande fonte de oxigênio do planeta. É o lar do Homem-fera e seu povo.
Montanhas Místicas – A cordilheira onde o Mar da Eternidade está localizada, bem como o lar de uma tribo de insetos humanoides inteligentes.
Mounte Kro’na – O maior vulcão ativo na Eternia.
Ilha Selkie – Uma pequena ilha, desabitada cheio de muitas ruínas antigas e monumentos históricos, tendo sido uma vez o lar de uma grande civilização no passado antigo de Eternia. Hoje em dia habitada apenas por várias espécies de animais selvagens.
Ruínas antigas – uma região de antigas ruínas históricas guardados pelo Zaktons, uma raça de robôs centenários.
Avathar – Uma ilha continente perdida, repleta de ruínas antigas e relíquias históricas.
Ponto Dread – Ponto Dread é um vulcão extinto que se eleva desde o Oceano Eternian. Abaixo do vulcão está uma cidade em ruínas escondidas. Ponto Dread é o local de armazenamento de todos os tesouros de Esqueleto.
Oceanos e os mares
Mar da Eternidade – Um grande mar no topo das montanhas místicas que fornece água para a Floresta Evergreen .
Mar de Cristal – Um mar ladeado por grandes crescimentos de cristal. Esqueleto acredita que Aquático tenha nascido aqui.
Também temos, com destaque menor, o Mar de Rakash; o Mar de Cristal; e o Mar da Harmonia.
No próximo artigo, traremos as fichas de He-man e Esqueleto para The Strange. Até lá.












Isso poderia até virar um suplemento futuro hein?
Aguarde que já está em produção. Eternia 2.0. Em breve.