Articulated Comic Book Art, ou ACBA, é uma forma de arte reconhecida pela primeira vez em 2009, depois que uma comunidade de fãs de figuras articuladas de personagens de revistas em quadrinhos começou a postar fotos com as miniaturas formando cenas de ação. O termo foi cunhado por Kendel Gray, conhecido na rede como Boog Nice que um tempo depois registrou o termo como marca registrada.
Em seu nível mais básico, Articulated Comic Book Art é muito semelhante aos dioramas em miniatura encontradas em vários museus e, como o nome indica, o assunto é influenciado por figuras articuladas (bonecos em ação) de super-heróis de histórias em quadrinhos, como os da Marvel ou DC, bem como personagens de Anime e Manga. A composição da arte faz uso principalmente de cenas onde são incorporados elaborados conjuntos de imagem de fundo, iluminação, adereços, e as vezes de balões de diálogo como os que aparecem nas revistas, procurando imitar cenas vistas nestas revistas e depois fotografadas.
Aqui no Brasil este tipo de arte ainda está engatinhando, mas já temos alguns artistas de destaque, como Wilsius Norte, o qual você pode conferir seu trabalho no Flickr clicando AQUI, que é um dos que tem me motivado a começar a praticar esta arte e tentar também montar algumas cenas.
Essas miniaturas articuladas são encontradas em algumas lojas especializadas em miniaturas aqui mesmo no Brasil, mas algumas são importadas, devido a dificuldade, as vezes, de se encontrar um determinado personagem.
Uma das lojas mais famosas na rede, localizada nos EUA, com figuras para este tipo de arte é justamente a de Boog Nice, que pode ser acessada clicando AQUI. Para conhecer mais sobre este tipo de arte acesse o Instagram do Boog Nice clicando AQUI. O Velhinho do RPG também tem se aventurado por esta arte, mas no nível mais primário possível. Caso queira acompanhar o que o Velhinho anda fazendo e postando no Instagram procure por @ovelhinhodoRPG.
Vejam agora um exemplo bem legal sobre essa arte, produzida pelo Wilsius Norte. Primeiro mostrarei a cena dos quadrinhos e depois a mesma cena em A.C.B.A.













