Sons Of Anarchy – Men Of Mayhen: Jogo de Macho!

sons of anarchy men of mayhem board game news

Sons of Anarchy, da TV para o tabuleiro.

WP_004931

O tabuleiro modulável.

Papai Noel foi bem legal comigo e antes do natal chegou o meu esperado “Sons of Anarchy – Men of Mayhen“, um jogo de tabuleiro desenvolvido pela Gale Nine Force, a mesma do jogo de tabuleiro “Spartacus“, baseado na série de TV com o mesmo nome criada por Kurt Sutter sobre a vida de um clube de Motociclistas, ou Motoclube, que se passa em Charming, uma cidade fictícia no norte da Califórnia. O protagonista dá série é Jackson Teller (Charlie Hunnam), também chamado como “Jax“, que é o vice-presidente do clube Sons of Anarchy, fundado por seu falecido pai. Nos dias de hoje o clube é comandado por Clarence Morrow (Ron Perlman), apelidado por “Clay“, presidente do clube que é casado com Gemma Teller, a mãe de Jax. Para sobreviver Jax terá que conciliar os interesses do clube com a sua vida normal, com sua ex-esposa e filho, passando pelas investidas da polícia e órgãos do governo que estão de olho nas atividades ilícitas do clube. Sons of Anarchy estreou em 3 de setembro de 2008 na rede de TV a cabo FX (FX Networks). A primeira temporada da série alcançou 5,4 milhões de telespectadores semanais tornando-a a serie mais acompanhada de 2008/09 no canal FX.

DSCN1199

As opções de gangues.

O jogo procura recriar as situações encontradas na série, como as disputas por pontos de vendas de arma, contrabando e os conflitos entre grupos diferentes de criminosos pelo controle de determinadas áreas. Além disso a polícia está de olho nos grupos e toda vez que alguém usa armas ou negocia contrabando no mercado negro a polícia fica mais perto de prender um membro da gangue. Em termos de jogo isso significa que o marcador da polícia, chamado de Heat, suba um ponto na escala que marca o quanto a polícia tá de olho na gangue. Quando o marcador ultrapassa quatro pontos a gangue perde um membro, que é preso. Quando uma gangue fica sem nenhum membro ela está desbaratada e o jogador que a controla sai do jogo.

Para que vocês possam ter uma ideia da qualidade dos componentes fiz um vídeo desempacotando o jogo. Assistam abaixo:

WP_004934

O screen e alguns componentes do jogo.

Jogamos uma sessão na minha casa e todos se divertiram bastante. A interação durante o jogo é bem intensa, já que as decisões de um jogador afetam a todos. Isso sem falar dos “tiroteios” e das “brigas” entre os membros das gangues que agitam bastante a galera. O jogo possui um set-up onde o tabuleiro modulável possui cinco localizações permanentes e outras seis que inicialmente ficam escondidas de todos e são reveladas a cada rodada. Essas seis são escolhidas aleatoriamente entre os outros vinte e um tiles que acompanham o jogo.

O jogo pode ser jogado de 3 a 4 jogadores,a partir de 13 anos com um tempo de partida variando em média de 90 minutos. O jogo é baseado em controle de área e work placement. Recentemente foi lançada uma expansão, chamada de “Grimm Reapers“, adicionando mais uma gangue ao jogo permitindo que se jogue com até 5 jogadores. Apesar de na caixa vir também o tabuleiro do Clubhouse dos Grimm Reapers ele não vem com os demais componentes, ou seja, pode-se jogar até 4 jogadores escolhendo entre cinco clubes de motoqueiros. Entre as gangues disponíveis estão a Samcro, que é justamente a gangue focalizada na série, os One Niners, os Mayans, o Lyn Sindicate e os Grimm Reapers.

O objetivo do jogo é acumular dinheiro, intensificando os “esquemas” que existem no tabuleiro ao mesmo tempo que se procura atrapalhar os outros jogadores para que não angariem dinheiro. As vezes atrapalhar o adversário significa entrar em conflito por um local no tabuleiro e as brigas e tiroteios entre as gangues são inevitáveis. Na hora do conflito cada membro da gangue usando moto vale 2 pontos, membro a pé vale 1 ponto. Além disso os jogadores escondem em suas mãos tokens de armas, que valem 3 pontos, e juntos revelam quantas colocaram neste conflito. Soma-se tudo e em seguida joga-se um dado de seis lados. Na soma geral a gangue com maior valor fica com o local e a outra deve sair.

SoA_Anarchy_400

As Anarch Cards.

Os componentes do jogo são um show a parte e chamam muito a atenção pela qualidade. Visualmente o jogo é lindo e devido ao seu tabuleiro modular a rejogabilidade é grande. Além disso a mecânica é bem intensa e muito bem bolada. Outro fator que aumenta a rejogabilidade são as Anarch Cards, que trazem situações e regras diferentes que afetam o jogo durante cada rodada. São 15 cartas escolhidas entre 40, tornando imprevisível em qual situação os jogadores serão submetidos a cada partida e a cada rodada, fazendo com que os jogadores as vezes tenham que mudar seus planos e adotar uma nova tática.

O jogo cumpre com seu papel de recriar as situações da série e eu recomendo fortemente para todos que querem se divertir com os amigos fingindo ser um membro de uma gangue fora-da-lei. Aproveito para lembrar que um dos escritores deste blog, Wilsius Norte, fez uma adaptação da série para o RPG Dust Devils, que foi lançado no Brasil pela Redbox, que pode ser acessada clicando AQUI. Um grande abraço a todos e até a próxima.

No site Ludopedia é possível achar regras opcionais para o jogo feitas pelo usuário MOITA1980. Vejamos quais são:

REGRAS PARA 2 JOGADORES:

1) Black Market:  tabela elaborada pelo usuário paxton73 do BGG (Clique na imagem para expandir.):

pic2197282
2) Reveal New Cards:  Nesta fase só muda a quantidade de tiles ocultos.  São somente 3 tiles além dos 5 padrões (resultando num tabuleiro de 8 tiles).  E a cada rodada são revelados um tile por vez (no jogo normal são revelados dois tiles por vez, e são colocados 6 tiles fechados – no jogo normal o tabuleiro possui 11 tiles).

VARIANTE DE PONTUAÇÃO:

Dinheiro: Vale igual, cada dinheiro equivale a 1 ponto;
Contrabando/Armas: Cada dois (em qualquer combinação) valem 1 ponto;
Membros: Cada membro (vivo! claro) vale 1 ponto;
Prospects: Cada 2 valem 1 ponto;
Patch: O jogador que termina o jogo com o Patch ganha 2 pontos;
Território dominado:  O território que tiver somente um tipo de gangue pontua na razão de 1 ponto por território;

Deixe um comentário