Há um bom tempo eu tento sem sucesso adquirir dois jogos que, devido a temática, sempre me deixaram com muita vontade de jogar: Pizza Box Baseball e Pizza Box Football. Sou um grande fã dos dois esportes. Sou narrador dos jogos de futebol americano que acontecem no Espirito Santo, tanto dos jogos do Vila Velha Tritões, campeão brasileiro em 2010 e vice em 2011, quanto do Vitória Antares e do Rio Branco Cabritos. Já tive inclusive o prazer de narrar ao lado do saudoso jornalista André José Adler da ESPN as finais do campeonato brasileiro de 2010 na Vila Belmiro, entre Tritões e Vasco da Gama, a de 2011 no Ibirapuera, entre Tritões e Corinthians, e a 2012, ao lado de Merlin Calazans, no estadio Santa Cruz em Ribeirão Preto entre Corinthians e Vasco da Gama. Quanto ao baseball basta dizer que sou torcedor fanático do Boston Red Sox que desde que passei a acompanhar e torcer já ganhou 3 World Series depois de 88 anos de jejum!
Mas como eu dizia tinha muita vontade de comprar estes jogos até pelo inusitado de virem em caixas de pizzas. Graças ao meu amigo e irmão em outra vida Felipe Fiúza esse sonho se tornou realidade. Morando nos EUA há cerca de 3 anos ele em viajem para o Brasil trouxe uma caixa de cada um para mim. Felicidade foi pouco quando tive o prazer de por as mãos nessas belezinhas. Vamos então conhecer um pouco do jogo, suas regras e estratégias,
Vamos começar pelo baseball. É um jogo de cartas que usa um tabuleiro simulando um campo de baseball para 2 pessoas com duração média de 30-40 minutos. Cada jogador na sua vez representa o time de ataque ou de defesa. Quando na defesa o jogador deve escolher uma das 12 cartas de lançador disponíveis para começar o jogo. Quem conhece da dinâmica e das estratégias de baseball vai adorar por que o jogo vem com 5 arremessadores titulares numerados de 1 a 5 mostrando quem são os melhores da rotação titular, 2 arremessadores reservas chamados long reliefs, 2 arremessadores reservas chamados mediuns reliefs, 1 arremessador especialista, 1 arremessador setup e 1 arremessador fechador. Cada um com suas estratégias próprias para o uso durante o jogo. Cada arremessador vem com um cartão onde existe uma descrição de quantas cartas ele pode usar por inning (entrada). São 50 cartas de arremessador no total, 25 para cada time, 10 com o símbolo preto de strike e 15 com símbolo branco de ball. Antes de começar a entrada o jogador que está com o arremessador saca um número de cartas igual ao descrito em seu cartão naquela entrada. Conforme o jogo avança o arremessador vai se cansando e ele passa a sacar menos cartas, quando então entra a estratégia do técnico de troca do arremessador. O jogador que está com o time de ataque assume a posição de rebatedor e recebe 4 cartas: uma com o símbolo preto de strike, uma com o símbolo branco de ball, uma com o símbolo branco de roubo de base, uma com o símbolo preto de bunt. Cada jogador deve selecionar uma de suas cartas na mão e mostrar ao mesmo tempo e comparar as cores de suas cartas para saber o resultado do confronto.
Ao lado do tabuleiro ficam três montes de cartas: uma na qual os jogadores devem sacar caso as duas cartas escolhidas pelos jogadores sejam brancas, que é quando o arremessador está atrás na conta de strikes; outra na qual os jogadores devem sacar caso as duas cartas escolhidas pelos jogadores sejam pretas, que é quando está empatada a contagem e bolas e strikes; e uma na qual os jogadores devem sacar caso as cartas escolhidas pelos jogadores forem uma preta e uma branca, que é quando o arremessador está em vantagem na contagem de strikes. Agora basta ler o resultado escrito na carta e avançar ou eliminar o rebatedor. A estratégia no jogo está em tentar prever que tipo de carta o seu oponente irá colocar naquele momento lembrando que as cartas com símbolos de strike favorecem mais ao arremessador, mas só existem 10 no deck, saber se é hora de roubo de base, se vale a pena fazer um bunt, etc.
Existem regras para roubo de base, jogadores mais rápidos do que outros, jogadores que rebatem mais do que outros, arremessador que eliminam mais, regras para a rebatedor designado ou para o arremessador que precisa rebater, pinch hitter, etc. Ou seja, o jogo cumpre com seu papel de tentar simular um jogo de baseball usando um tabuleiro e cartas. Gostei muito. No livro de regras há também dicas para montar uma liga com os amigos e ter que usar o descanso dos arremessador. Pra quem gosta de baseball como eu é prato cheio!
Já o futebol americano é um dice game com tabuleiro para 2 jogadores com duração de 60 minutos ou mais. O tabuleiro é usado para marcar as jardas de avanço. Cada jogador na sua vez fica com um set de dados na mão: quem está com a defesa fica com 1 dado vermelho, que representa defesa contra corrida, 1 dado amarelo, que representa defesa contra passe curto, e 1 dado verde, que representa defesa contra passe longo. O jogador do ataque fica com 3 dados pretos na mão. No momento da jogada o jogador de defesa escolhe uma das opções contra o ataque do adversário e esconde o dado correspondente na mão junto com 1 dado branco pequeno. O jogador do ataque diz qual jogada ele irá usar, corrida, passe curto ou longo. O jogador de defesa então mostra qual dado ele vai usar e olha para uma das tabelas que fica com cada jogador e que mostram 9 colunas baseadas nas combinações possíveis de escolha de estratégia de defesa contra ataque. Se a opção da defesa por exemplo for de corrida e o ataque anunciar corrida a tabela com resultados possíveis serão mais favoráveis a defesa. Já se a defesa optar por passe longo e o ataque por corrida será o ataque que terá vantagem.
O jogador na defesa rola seus dados e compara o resultado na tabela para ver se o ataque terá uma penalidade ou um bônus no seu rolamento. O jogador de ataque agora rola os dados pretos, soma o resultado dos três, e compara com sua tabela na jogada escolhida somando os bônus ou as penalidades tiradas pela defesa na jogada. Após ver o resultado da jogada ele rola até 5 dados brancos que determinam as jardas e movimenta seu marcador pelo tabuleiro, caso consiga avançar. Na caixa básica não há diferença de força entre os times, mas no site da empresa do jogo é possível baixar expansões com os times da NFL. Cada time tem suas próprias fraquezas e forças, como ataque melhor na corrida, uma defesa melhor contra o passe longo, etc., o que torna o jogo diferente a cada vez que for ser jogado dependendo dos times escolhidos pelos jogadores.
As estratégias e situações presentes em um jogo de futebol americano estão todas lá: chute de ponto extra, punt, field goal, safety, sack, fumble, disputa pelo fumble, interceptação, retorno de interceptação, etc. E como estratégia do jogo em si está o fato de cada jogador procurar entender onde está a força de seu time e saber explorá-la, assim como explorar a fraqueza do time adversário, além de conseguir prever pela situação de campo que jogada o adversário fará para poder se defender ou para enganar a defesa contrária.
No site da empresa do jogo, que pode ser acessado clicando AQUI, é possível baixar de graça as regras dos dois jogos além de vários extras. Ah, quanto a pizza só vem a caixa, mas caso você traga uma pra gente eu prometo te convidar para jogar comigo! Play Ball!!
Curta nossa fan page no Facebook clicando AQUI.












