Mestrando Em Eventos.

RPG-Logo

Esse artigo nasceu de uma conversa que tive com um amigo, e mestre de RPG, ao final do último evento do RPG na Ilha, que acontece a cada dois meses em Vitória, no ES. Ele comentava comigo que havia ficado um pouco frustrado porque havia deixado de participar de uma mesa de um boardgame que parecia ser bem interessante para jogar RPG. Acontece que o mestre daquela mesa não havia trazido fichas prontas para a aventura e os jogadores que iam participar ficaram várias horas preparando os personagens, lendo os livros com regras opcionais, etc. Quando a aventura teve início ela não durou muito porque o evento já estava chegando ao fim e o mestre ficou de terminar a aventura no próximo evento.

Eu às vezes gosto de levar fichas para que os jogadores criem os personagens na hora, mas só faço isso quando o sistema de construção de personagens é rápido,  além de estipular limites para a criação dos personagens, como por exemplo usar apenas as regras de criação do livro básico para evitar muita consulta de poderes, vantagens, desvantagens, etc.

Baseado nesse problema resolvi escrever este artigo para dar algumas dicas aos mestres sobre como mestrar em eventos, e o que podem fazer para tornar a experiência mais divertida para todos.

Ficha pronta ajuda a começar logo a aventura.

1 – Leve os personagens prontos: Bom, essa seria a dica principal. Evite levar fichas para que os jogadores preencham na hora. Além de atrasar o andamento da aventura pode acontecer dos jogadores não conhecerem o sistema completamente e ficarem perdidos no meio das opções, além de nem sempre fazerem os personagens do jeito que você imaginava para a aventura dar certo.

2 – Crie aventuras simples: Evite aventuras que terão continuação, porque provavelmente você não terá oportunidade de mestrar para aquele grupo de jogadores novamente. Por isso a aventura deve ser simples, com poucas complicações e um final que seja emocionante para os jogadores. O fato da aventura ser simples não quer dizer que seja fácil, mas será aquela onde os jogadores passam da fase inicial da aventura, quando descobrem qual é o objetivo dela, para o confronto final em poucas cenas. Procure criar uma aventura que irá durar cerca de 2 a 3 horas no máximo, afinal há outras coisas que eles querem fazer no evento, e que a aventura permita que todos tenham seu momento de brilhar.

374398044_9f099fe906_o-1280x720

Os acessórios indispensáveis.

3 – Não esqueça dos acessórios: Leve dados, lápis, borracha, mapas e tudo mais que você e os jogadores irão precisar para a aventura. Não parta do pré-suposto de que os jogadores irão levar esses acessórios, principalmente lápis e borracha, e procure ter tudo a mão quando eles ou você precisar. Deixe as tabelas de consulta de forma que possam ser usadas de maneira fácil e rápida.

4 – Mestre para jogadores diferentes: Não tem coisa mais sem sentido em eventos do que você mestrar para as mesmas pessoas que jogam com você durante a semana. Eventos são para se  conhecer novos jogadores, atrair novas pessoas para nosso hobby. Aliás prefira mestrar para os inciantes. As vezes é uma experiência como essa em um evento que faltava para termos mais um aficionado no jogo de contar histórias.

5 – Seja divertido: Evite ser o mestre chato que mata todo mundo só para satisfazer seu ego, ou o mestre que fica discutindo regra com outro jogador. A aventura deve ser memorável e os jogadores devem ter a sensação de que se divertiram durante o tempo que ficaram sentados à mesa com você, e não que serviram apenas para satisfazer sua vontade insana de chacinar o grupo.

A respeito de criação de aventuras de maneira rápida e simples para eventos, servindo até mesmo para aquela situação quando você vai receber seu grupo de jogo e não teve tempo de criar a aventura, aconselho a leitura de um artigo escrito por Diogo Nogueira para o blog Pontos de Experiência. Clique AQUI para ler o artigo. Aconselho também a assistirem a um vídeo do Tio Nitro explicando como criar e mestrar aventuras de RPG. Clique AQUI para ver o vídeo.

Espero que as dicas ajudem e perguntas podem ser feitas através do e-mail velhinhodorpg@hotmail.com ou aqui mesmo abaixo no artigo. Um abraço a todos.

8 pensamentos sobre “Mestrando Em Eventos.

  1. Bem legal a postagem e é um bom resumo para se ter por perto quando for a um encontro mestrar. Aliás, concordo em gênero número e grau quando ao mestrar para novas pessoas. Estou para fazer uma postagem lá no meu blog para falar sobre isso e como eu acho que não faz o menor sentido ir para encontros de RPG para mestrar campanha para seu grupo fechado.

    Ah, valeu pela lembrança da minha postagem no final. Aliás, se eu puder contribuir com mais uma, sugiro essa aqui que tem dicas legais para aventuras One-Shot de encontros mesmo: http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/2012/06/acertando-em-cheio-com-aventuras-one.html

Deixe um comentário