Entrevista Exclusiva de Kenneth Hite Para “O Velhinho”.

Por Gustavo Tenório.

Rastro de Cthulhu.

Parte do sucesso que Rastro de Cthulhu tem nos Estados Unidos e no Brasil se deve ao texto ágil e direto de Kenneth Hite. Escritor conceituado, recebeu vários prêmios ENnies (premiação que desde 2001 seleciona os melhores da indústria de RPG) por livros como Cthulhu 101, Night’s Black Agents, Bookhounds of London e Shadows over Filmland (menção honrosa).

Kenneth iniciou sua carreira em 1981 e já escreveu títulos como GURPS Horror (3ª edição), GURPS Alternate Earths I e II, GURPS Infinite Worlds, para a editora Steve Jackson Games; Mage: The Sorcerer’s Crusade, Crusade Lore e Cainite Heresy, para a Editora White-Wolf; e Day After Ragnarok e Cthulhu 101, para a Atomic Overmind Press.

O escritor destinou uma parte de seu tempo para responder cinco perguntas feitas por este blog, onde adianta seus lançamentos futuros para Rastro de Cthulhu, trata sobre o mercado de rpg e explica como ele encontra inspiração para produzir seus textos.

O Velhinho do RPG – Quais são seus projetos futuros para Rastro de Cthulhu?

Kenneth Hite.

Kenneth Hite – Neste momento estamos terminando o livro “Mythos Expeditions”, uma coleção de aventuras que tratam de expedições pelo mundo. Eu também tenho um capítulo no livro “Dreamhounds of Paris”, de Robin Laws, que está perto de ser lançado. Minha próxima grande tarefa para Rastro de Cthulhu é um livro estilo Pulp retratando a China dos anos 1930, que deverá ter o nome de “Deathless China”.

OVRPG – Como você vê o sucesso de Rastro de Cthulhu? Você sabe que o jogo tem grupos ativos (de jogadores) no Brasil?

KH – Estou muito feliz com o sucesso feito por Rastro de Cthulhu. Ele tem sido muito jogado, comentado e vem recebendo inúmeras avaliações. Fico orgulhoso em saber que existem grupos no Brasil que estão jogando Rastro e quando fui entrevistado pelo pessoal da Retropunk Game Design, em 2010, eu tinha esperança de que isso acontecesse.

OVRPG – Como você tem visto o mercado de RPG? Tem recebido notícias sobre a expansão do mercado no Brasil?

KH – O mercado de RPG nos países de língua inglesa parece estar firme, embora não exista particularmente uma expansão. Como pioneiros no uso de PDFs, vendas diretas e modelos de atendimento ao cliente, os RPGs parecem ter resolvido a maioria dos problemas que outras mídias impressas ainda enfrentam. Mas, a única parte difícil é manter jogadores antigos e conseguir novos.

Eu não sei muita coisa sobre o mercado brasileiro, exceto que a Devir ainda traz designers americanos de vez em quando para participar de convenções. Isto é uma forma de manter a atividade do mercado. De qualquer maneira, espero que as vendas de RPG estejam crescendo junto com a melhoria aquisitiva da classe média do Brasil!

OVRPG – Você pretende usar o Brasil para alguma aventura de Rastro de Cthulhu?

KH – Eu tenho certeza de que um dia resolvo isso. Um das aventuras de “Mythos Expeditions” acontece em um país vizinho, o Paraguai.

OVRPG – Você tem uma longa carreira como um escritor de livros de RPG de bastante sucesso como Gurps Horror e Rastro de Cthulhu (que foi premiado com um ENnie). O que te inspira?

KH – Pagar a hipoteca e fazer o que Lovecraft chamava de “expectativa de aventureiro” são provavelmente minhas duas grandes inspirações. Eu tenho que escrever e eu espero que essas palavras façam alusão a algo maior, mais maravilhoso e mais aterrorizante do que o mundo que nós vemos todos os dias.

O excepcional trabalho de Kenneth Hite pode ser conhecido por meio das publicações de Rastro de Cthulhu trazidas para o Brasil pela Retropunk Game Design (http://portal.retropunk.net/?q=node/204), nos livros da linha Night’s Black Agents, da editora Pelgrane Press (http://www.pelgranepress.com/) e em seu blog pessoal, Prince of Cairo (http://princeofcairo.livejournal.com/).

5 pensamentos sobre “Entrevista Exclusiva de Kenneth Hite Para “O Velhinho”.

Deixe um comentário