Conheça o Card Game Que Te Transporta Para a Terra-Média.

Por Arthur de Andrade.

Senhor dos Anéis Card Game“, é um jogo de cartas nada convencional produzido pela Fantasy Flight Games e criado por Nate Frech que agora foi traduzido para o português pela Galápagos Jogos. Digo que ele não é nada convencional por algumas razões óbvias. Em um primeiro ponto isso se dá pelo fato de que os jogadores não competem entre si. Isso mesmo, o jogo é 100% cooperativo (a não ser que você jogue sozinho, uma das possibilidades de jogo: modo solo), logo ou todos saem ganhando ou ninguém será vitorioso. Noutro ponto, ele é um living card game, nos moldes de distribuição do jogo já produzido pela Galápagos Jogos, “A Guerra dos Tronos Card Game“. Se quiser saber um pouco mais sobre o que é um living card game clique AQUI.

Marcador de ameaça e tokens de ferimentos. Arte do jogo é muito bem trabalhada.

Cada jogador vai possuir um baralho próprio, montado para cumprir funções específicas que suprirá as lacunas dos baralhos de outros jogadores, e em conjunto irão enfrentar um baralho de missão montado com o objetivo específico de desafiá-los, o que é feito das mais diversas formas. São muitas as missões que já existem e foram lançadas pela produtora americana, e várias outras feitas por fãs do jogo e disponibilizadas na internet. Todas elas assumem um grande teor narrativo que aproveita tudo de bom que existe nas obras de Tolkien, e de forma sem igual consegue traduzir em mecânicas de jogo diversificadas cada sentimento que os livros conseguem exprimir. Além disso, uma parte do jogo que merece menção especial é a direção de arte, uma das melhores que já vi (e olhe que já vi muitas). A despeito de toda a onda com os filmes d’O Hobbit e a trilogia tão aclamada (que eu até perdi as contas da quantidade de Oscars que somam os três filmes) o jogo de cartas não foi feito para o público dos cinemas. Ele sequer bebe da fonte artística que deu corpo aos personagens de Tolkien nas telonas, tanto no quesito arte quanto no quesito narrativa. Sinto muito pelas fãs do Orlando Bloom, mas Legolas nunca foi louro, e a imagem da carta ficou simplesmente fantástica.

Imagem do Legolas como imaginada pelo autor, Tolkien.

Não me leve a mal, eu gosto muito dos filmes, mas poder pegar uma carta e ver retratados os personagens do livro como eu imaginei quando os li não tem preço, e as citações logo abaixo do texto de jogo das cartas… sem comentários. Sem contar aqueles personagens que eu tanto me identifiquei e achei de grande importância e foram sonegados do roteiro. Hamá, de Rohan; Beregond Guarda da Cidadela de Minas Tirith; Glorfindel, o loiro; para não me estender muito mais. Mas deixando de lado a parte temática do jogo, vamos falar um pouco da dinâmica das regras funciona. Cada jogador irá montar o seu baralho escolhendo até três heróis e um baralho de no mínimo 50 cartas. As cartas dos jogadores são divididas em quatro esferas de influência que assumem aspectos narrativos da obra de Tolkien, e que são traduzidos em mecânicas específicas de jogo. As quatro esferas são Liderança, Conhecimento, Espírito e Tática. Tática é a esfera combativa, enquanto que Espírito é a que melhor resiste às tentações e corrupções, com objetivo de cumprir a missão. Cada Herói que o jogador controla produz recursos que pertencem a uma das esferas, e com eles irá baixar as cartas daquela esfera que compõe o seu baralho, desse modo um baralho (via de regra) irá possuir no máximo três esferas, se cada herói assumir uma diferente. Desse modo, um jogador sozinho dificilmente irá possuir todo o necessário para completar qualquer missão, uma vez que determinada missão poderá exigir uma demanda que essencialmente é feita de forma efetiva pela esfera que não é comportada no seu baralho. Daí claramente a idéia de cooperação no jogo. Os jogadores irão construir seus baralhos como uma equipe, completando as lacunas uns dos baralhos dos outros, para que possam satisfazer a maioria das funções que podem ser cumpridas pelos baralhos. O jogo comporta o modo solo, de um jogador contra o baralho da missão, e até um grupo de quatro jogadores. O jogo escalona a dificuldade de acordo com a quantidade de jogadores, sendo que o modo ideal, pensado em geral sobre todas as regras é o jogo em dupla. Mas não torna menos divertido jogar com três ou quatro jogadores. Eu mesmo costumo jogar sempre com a mesa cheia, e a diversão é garantida. Jogar sozinho (#foreveralone) possui uma forma diferente de diversão, pois é mais focada no desafio de cumprir sozinho a missão. O modo solo torna muito mais dificultosa a tarefa de construir o baralho, uma vez que terá que assumir todos os desafios em um único baralho, além de não permitir erros durante a execução do jogo, pois ninguém estará lá para te ajudar a se livrar daquele Troll da Colina que protege a jangada que você vai usar para atravessar o Rio Anduin. Como o jogo é um Living Card Game expansões são lançadas e com elas sempre novas missões, mais elaboradas e com mecânicas inovadores que irão te deixar ansioso pelos próximos lançamentos.

Caixa da versão brasileira do jogo que está na pré-venda pelo site da Galápagos até 30/11.

Eu já comentei que existe uma expansão que reconta toda a História d’O Hobbit? Sair do condado, encontrar três trolls que ensacam seus personagens, atravessar a montanha repleta de gigantes, lutar com o Rei dos Goblins, Charadas no Escuro entre Bilbo e Gollum, aranhas e mais aranhas numa floresta escura, a desolação de Smaug e a Batalha dos Cinco Exércitos. Tudo isso dividido em 6 missões épicas! Deu água na boca? Desculpa, a culpa não é minha. Se quiser saber um pouco mais sobre o jogo acesse o meu site: cardgamedoanel.wix.com/cardgamedoanel e fique a vontade para tirar suas dúvidas através do email de contato cardgamedoanel@gmail.com. Prefere facebook? Acesse nosso grupo em https://www.facebook.com/cardgamedoanel

Para adquirir o jogo clique AQUI. O Jogo Base contém 12 Heróis e entre eles estão os famosos Legolas, Gimli e Aragorn! Para conhecer o hotsite feito pela Galápagos Jogos clique AQUI. Lá pode ser baixado o livro de regras do jogo para que os jogadores possam ir conhecendo-o antes dele ser distribuído.

3 Missões levarão os jogadores a enfrentar os perigos da Floresta das Trevas e da jornada pelo Anduin – será você capaz de vencer os 3 desafios com os diferentes grupos de heróis que podem ser formados?

COMPONENTES:

    • 226 Cartas (Heróis, Missões, Jogadores e Encontros)
    • 2 Marcadores de Ameaça
    • 40 Fichas de Dano
    • 26 Fichas de Progresso
    • 30 Fichas de Recurso
    • 1 Marcador de Jogador Inicial
  • 1 Livro de Regras

Deixe um comentário